Lavar a carne e outros erros que você comete ao preparar seu bife
Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (18/04) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Após a Sexta-Feira Santa e a Páscoa, a carne vermelha volta a ser protagonista no prato de muita gente. E você sabia que alguns erros comuns durante o preparo do alimento podem colocar sua saúde em risco?
Um dos enganos tradicionais é lavar a carne. O ato, que aparentemente parece uma boa ideia, pode aumentar a carga natural de bactérias que há no alimento (se a água da torneira não for tratada) e acelerar o processo de decomposição da carne (se ela não for logo para o fogo), conforme explicado em reportagem de VivaBem.
Além disso, ao lavar a carne, a água que bate no alimento pode espirrar na rúcula que está na pia, no prato que está no escorredor, no arroz que está destampado no fogão (se a sua cozinha for pequena como a minha), contaminando tudo com bactérias da carne crua —que se depois entrarem no seu organismo podem provocar náuseas, diarreia, dor de cabeça, mal-estar.
Outro erro comum é descongelar a carne fora da geladeira, para acelerar o processo. Deixar o alimento muito tempo em temperatura ambiente favorece a proliferação das bactérias naturalmente presentes ali. Isso acelera a decomposição do bife e faz com que ele sofra alterações no sabor e na cor e perca nutrientes (além de poder estragar, é claro). A reprodução das bactérias também aumenta o risco de infecções, caso você consuma a carne malpassada.
Se você sempre se esquece de tirar a carne do freezer um dia antes de prepará-la, saiba que descongelar a peça no micro-ondas também não é recomendado. Nesse caso não há risco de proliferação de micro-organismos, pois o calor mata as bactérias, mas o seu bife também tende a sofrer alterações no sabor, na textura e na cor. Veja na reportagem de Bruna Alves outros erros que você comete ao preparar e guardar carnes.
Mais dicas para comer bem
- Carne de frango, boi ou porco: qual é a melhor opção para o seu prato
- Temperar carne vermelha com limão ajuda a diminuir a gordura?
Das nossas colunistas
- Se você quer parar de comer carne, é importante saber algumas coisas
Paola Machado mostra cuidados que é preciso tomar ao se tornar vegetariano
- Aprenda um molho leve e picante para churrasco e assados
Taise Spolti ensina uma receita ideal para acompanhar a sua carne
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.