Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: 4 entre 10 pacientes com diabetes morrem ao se internar por covid

vitapix/iStock
Imagem: vitapix/iStock

Da Agência Bori

30/05/2022 14h00

Resumo da notícia

  • Levantamento de 397 mil hospitalizações aponta que a prevalência de óbito entre as pessoas com diabetes foi de 40,8%
  • Doença aumenta em 15% as taxas de óbitos entre internados por covid-19
  • Resultados reiteram a importância da elaboração de estratégias de manejo da covid-19 direcionadas a indivíduos com diabetes hospitalizados

O diabetes mellitus é responsável por 2,5 entre 10 internações por Covid-19, porém, quando consideradas as mortes por Covid-19 entre os pacientes internados, 4 entre 10 têm diabetes.

É o que apontam pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que analisaram a associação entre o diabetes mellitus e o óbito hospitalar por covid-19. O estudo está publicado na edição de segunda (30) da revista "Epidemiologia e Serviços de Saúde".

Para analisar o impacto na população brasileira, os autores tomaram como base os casos de covid-19 notificados no primeiro ano da pandemia no Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP - Gripe).

O SIVEP reúne os dados epidemiológicos brasileiros de casos suspeitos e confirmados de qualquer doença com sintomas gripais e foi o sistema utilizado pelo Ministério da Saúde para contabilizar os casos da pandemia no país.

Os dados do SIVEP referentes a 397.600 casos de pessoas hospitalizadas apontam que 32% dos pacientes com covid-19 admitidos em Unidade de Terapia Intensiva em 2020 morreram.

Entre todos os internados por covid-19, 25,7% tinham o diagnóstico de diabetes, mas a prevalência de óbito entre as pessoas com diabetes saltou para 40,8%. Portanto, o diabetes aumenta em 15% as taxas de óbitos em pessoas internadas por covid-19, representando aproximadamente 3 em cada 20 óbitos.

"Os estudos da área de saúde apontam que o principal fator atribuído as complicações da covid-19 em diabéticos é que a doença crônica altera as funções metabólicas e, com isso, afeta também as respostas imunológicas do organismo, tornando assim os portadores do diabetes mais suscetíveis a infecções pelo Sars-CoV-2 Outra hipótese se dá pela inflamação e ao estresse oxidativo e, consequentemente, a resistência à insulina, que é o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue após a alimentação", explica o enfermeiro Thiago Santos Garces, doutorando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE e um dos autores da pesquisa.

Nos dois últimos anos, cientistas em todo o mundo têm estudado os efeitos e as doenças que podem estar associadas ao quadro da covid-19.

A literatura médica relata diferentes níveis de prevalência dos casos que apresentam diabetes associado a covid-19. Há revisões sistemáticas e metanálises que mostraram uma probabilidade de 35% de ocorrência de casos e 50% de risco de morte entre os diabéticos diagnosticados com covid-19.

Vale lembrar que os dados trazidos pelos pesquisadores da UECE contemplam o ano 2020, e o objetivo do grupo é seguir com a atualização desta análise.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto inicial dizia que a insulina era uma enzina, quando na verdade ela é um hormônio. A informação foi corrigida.