Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Laula' troca letras na fala, mas consegue cantar; como isso é possível?

"Eu sou a Laula": em apresentação da escola, a menina de Realengo soltou a voz e conquistou o público - Arquivo pessoal
'Eu sou a Laula': em apresentação da escola, a menina de Realengo soltou a voz e conquistou o público Imagem: Arquivo pessoal

Letícia Naísa

Do VivaBem, em São Paulo

09/06/2022 17h36

No dia 1° de junho, Anna Paula Teixeira filmou sua filha, Laura, 5, cantando em uma apresentação da escola. Como toda mãe orgulhosa, sacou o celular e postou nas redes sociais. O que ela não esperava era que o vídeo de "Laula", como a pequena pronuncia seu próprio nome, pudesse viralizar.

Impressiona a facilidade que Laura tem para entoar a canção sobre uma baleia que é amiga de uma sereia —ou "seleia", como ela fala. "Ela abriu o evento e o público não acreditava. Laura sempre cantou em casa, mas foi brincando com a voz e chegou nessa entonação de ópera, de canto lírico", diz a mãe da pequena cantora, em entrevista ao UOL.

Os pais de Laura afirmaram que ela não faz aulas de música ou de canto, que sua voz é puro dom. Mas como isso é possível?

"Quando ela vai cantar, ela eleva o palato mole, que fica no fim do céu da boca", explica Felomenia Pinho, fonoaudióloga e eutonista, membro da SBFa (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia). Mesmo trocando letras e não sabendo pronunciar corretamente as palavras, Laura consegue cantar perfeitamente por ter uma habilidade vocal nata.

Segundo Pinho, até os seis anos a criança ainda está aprendendo a desenvolver o "r" brando, aquele pronunciado em palavras como mar e praia. "A Laura ainda não tem esse 'r', então é normal que ela troque", diz a fonoaudióloga. "Se ela quiser seguir a carreira de cantora, vai ter que cuidar da voz e fazer um trabalho de técnica vocal, além de corporal."

Apesar de muitos cantores nascerem com facilidade para o canto, é possível treinar a voz também para melhorar a fala. "A postura é fundamental", diz Pinho. "Ela influencia a potência vocal", explica.

Existem alguns exercícios de postura e preparação de voz que podem ajudar a mudar o padrão vocal e até corrigir alguns problemas, como em casos de homens que não desenvolveram a voz após a puberdade. Em casos de pessoas com gagueira, treino de voz e canto podem ajudar a melhorar a condição.

"O que acontece é que quando a pessoa aprecia o canto e se sente confortável, ela deixa de gaguejar", afirma Pinho. "A voz transmite muitas das nossas inseguranças e revela muito sobre como a pessoa está. Quando ela fala sobre algo de que gosta ou canta, ela não sente insegurança, se sente confortável, e fala com fluidez."

Cuidados com a voz

Para manter boas condições e saúde das cordas vocais, siga essas dicas:

  • Faça repouso vocal;
  • Faça pausas durante a fala ou o canto;
  • Beba água;
  • Coma frutas cítricas, maçã e banana, que ajudam a lubrificar a garganta;
  • Evite consumir leite e chocolates quando for se apresentar em público;
  • Evite falar muito antes de se apresentar;
  • Deglutir a saliva é melhor do que pigarrear;
  • Respire de boca fechada, a boca aberta pode secar a garganta;
  • Cuide da postura;
  • Mastigue bem os alimentos.