Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Justin Bieber revela síndrome que paralisa um lado do rosto; há tratamento?

Justin Bieber compartilhou um vídeo nas redes sociais para explicar a síndrome - Reprodução/Instagram
Justin Bieber compartilhou um vídeo nas redes sociais para explicar a síndrome Imagem: Reprodução/Instagram

Sarah Alves

Do VivaBem, em São Paulo

10/06/2022 19h01

Após anunciar o adiamento de shows, o cantor Justin Bieber revelou nesta sexta-feira (10) ter uma condição chamada síndrome de Ramsay Hunt, que causa paralisia facial. Ele apareceu em um vídeo no Instagram sem conseguir mexer um dos lados do rosto. "Como você pode ver, este olho não está piscando. Eu não posso sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não se move, então há paralisia total deste lado do meu rosto", disse.

A condição não é uma doença crônica, e sim uma complicação da ação do herpes-zóster, uma doença causada pelo vírus Varicella-zoster —o mesmo que provoca a varicela (ou catapora).

Quando uma pessoa tem catapora, a doença geralmente se resolve sem complicações, mas o vírus fica encubado em alguma parte do corpo e é reativado ao perceber uma baixa na imunidade. No caso da síndrome de Ramsay Hunt, os nervos faciais e auditivos são afetados.

"É uma loteria. O vírus pode ficar encubado em toda a medula, desde o rosto até o cóccix. E a depender disso é que existe o acometimento de regiões específicas", indica o infectologista Alexandre Naime, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Segundo o especialista, o quadro não tem relação com a doença de Lyme, que Bieber tem e foi inicialmente apontada como causa da pausa nos shows.

Quais os sintomas da síndrome de Ramsay Hunt?

Os sintomas, geralmente, começam com coceiras no rosto, vermelhidão e o surgimento de bolhas, características do herpes. Depois, as bolhas podem se romper e há muita dor. Também é comum sentir tontura, além da própria paralisia de um lado do rosto.

É essencial buscar atendimento ao notar as primeiras alterações, como dificuldade para fechar um dos olhos ou escovar os dentes. "Herpes pode acometer o nervo de um jeito grave, causando uma grande inflamação, e o vírus pode 'comer' um pedaço do nervo e o paciente fica sem mexer alguma parte do corpo, a partir do momento em que existe essa degeneração", alerta a fisioterapeuta Marina Berti, com aperfeiçoamento em desordens temporomandibulares pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Outra sequela grave é a lesão de córnea, cita Berti. Elas podem acontecer porque, como a pessoa não consegue piscar, acaba perdendo lubrificação e, se algo bater no olho, pode lesioná-lo.

Como é o tratamento?

Há uma combinação de remédios, entre eles antivirais e anti-inflamatórios, incluindo corticoides, para conseguir desinflamar o nervo e o paciente poder ter recuperação total entre duas e três semanas. Em caso de dor, também são indicadas medicações para aliviar os sintomas.

Relação com estresse

Pessoas que já tiveram quadros da síndrome de Ramsay Hunt podem estar suscetíveis a tê-la novamente pelo resto da vida, sobretudo aquelas com uma rotina intensa.

"Um dos motivos da complicação é o estresse, pessoas que dormem pouco, viajam muito, sem rotina. No caso do Justin Bieber, é realmente algo incapacitante para alguém que tenha a profissão dele", diz Alexandre Naime, também vice-presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Por isso, um dos alertas é reforçar o sistema imunológico. Pessoas acima de 55 anos, inclusive, podem se vacinar contra o herpes-zóster. A imunização é indicada porque a partir desta idade há maior processo de imunossenescência, o envelhecimento do sistema imune.