'Cobrança sobre aparência sempre existiu', diz Cristiana Oliveira
Em entrevista durante o primeiro painel do Ageless Talks 2022, Cristiana Oliveira falou como lida com o seu processo de envelhecimento. A atriz ressaltou que a cobrança sobre sua aparência sempre existiu e relatou a pressão sobre a sua imagem.
"A cobrança sempre existiu, com ou sem internet. O que acontece é o esclarecimento e outra ótica sobre o envelhecimento, aumentaram as escolhas", contou durante o evento ao vivo realizado pelo VivaBem.
Ela disse que era cobrada da família e dos amigos quando jovem, porque teve problemas com obesidade. "Sofri uma pressão interna muito grande, e depois fui para a TV e ser modelo. É até uma incoerência, uma pessoa que lutou contra essas cobranças e foi parar em dois lugares onde essa cobrança é muito mais intensa", contou a atriz.
"Aprendi ao longo dos anos que ou você aceita como você se enxerga e passa a ser feliz com aquilo, ou você será sempre frustrada. Então eu tive meu período de frustração, mas hoje, aos 58 anos, não mais."
Sem exageros e com aceitação
A advogada Eliane Dias também falou sobre o sue processo de aceitação e de como lidou com o envelhecimento. "Eu me vejo hoje bem mais tranquila do que quando tinha 18 ou 25 anos. Eu havia me preparado para ter outro corpo quando estivesse nesta idade. Queria ser duas vezes maior, uns 10 quilos a mais. Eu sou bem resolvida com essa questão, acho bonito. Eu consegui ficar um pouco maior, mas comecei a sentir dores e fui obrigada a voltar atrás com o meu projeto", contou.
"Sou tão bem resolvida nesse sentido que eu queria ser um pouco diferente, mas meu corpo não aceitou esses 10 quilos a mais que eu gostaria de ter", disse Eliane.
Cristiana contou que, aos 50 anos, decidiu se cuidar, sem exageros e com aceitação, para não se tornar deprimida e frustrada. "Eu me olhei no espelho e disse: ou você aceita o seu envelhecimento e tudo que vai acontecer em volta, as pessoas te vendo envelhecer na televisão e lida com isso de uma forma madura, ou você vai se tornar uma pessoa deprimida e absolutamente frustrada."
"Eu me cuido, mas sem exageros. Eu deixo de me cuidar em determinados momentos porque acho que a gente tem esse direito. Me cuido de dentro para fora. Não adianta usar milhares de cremes caros se você não cuida, por exemplo, da sua alimentação. Eu escolhi me cuidar porque gosto de mim, porque gosto do que vejo no espelho e me identifico, gosto da pessoa que eu vejo. Eu sei que o amadurecimento me trouxe uma grandeza interna e esse equilíbrio vai me deixar bem", disse a atriz.
Ageless Talks 2022
Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks 2022 tem como tema central "A Revolução da Maturidade", abordando assuntos importantes para o público com 45 anos ou mais. O evento tem patrocínio de Genera, Vitasay e O Boticário.
O evento conta com a participação de convidados especiais, como Marina Lima (cantora), Cristiana Oliveira (atriz), Carolina Ferraz (atriz), Denise Fraga (atriz), Murilo Rosa (ator), Fernando Scherer (ex-nadador), Alexandre da Silva (gerontólogo e colunista de VivaBem) e Fabricio Carpinejar (escritor e poeta). Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless, de VivaBem, é a responsável pela curadoria e apresentação do evento.
Veja a programação do Ageless Talks 2022
Abertura (14h30) - Entrevista com a cantora Marina Lima
Painel 1 (14h45) - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele, dos cabelos
Convidados Cristiana Oliveira (atriz), Carolina Ferraz (atriz), Eliane Dias (empresária), Bianca Viscomi (dermatologista) e Maria Cecília Prado (jornalista e mediadora do painel)
Painel O Boticário (15h15) - Etarismo e autoestima da mulher na maturidade - relação com a beleza e pele madura
Convidados Maria Cândida (jornalista e apresentadora); Fabi Gomes (maquiadora e apresentadora); Renata Gomide (diretora de marketing do grupo O Boticário); e Silvia Ruiz (jornalista e mediadora do painel)
Painel 2 (15h30) - Libido não tem prazo de validade
Convidados Tania Khalill (atriz); Penélope Nova (comunicadora e sexóloga); Ana Canosa (psicóloga e colunista de Universa); e Adriana Ferreira Silva (jornalista e mediadora do painel)
Painel 3 (16h05) - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?
Convidados Denise Fraga (atriz); Lícia Manzo (roteirista); e Tatiana Schibuola (jornalista e mediadora do painel)
Painel Genera (16h40) - DNA, autoconhecimento e bem-estar
Convidados Ricardo di Lazzaro Filho (Representante Genera); e Silvia Ruiz (jornalista e mediadora do painel)
Painel 4 (16h55) - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição
Convidados Murilo Rosa (ator); Isabel Fillardis (atriz); e Silvia Ruiz (mediadora do painel)
Painel 5 (17h35) - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade
Convidados Fernanda Keller (triatleta); Fernando Scherer (medalhista olímpico na natação); Didi Wagner (atriz); e Alexandre da Silva (especialista em envelhecimento e mediador do painel)
Speech de encerramento (18h10) - Fabrício Carpinejar (escritor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.