Ex-nadador Xuxa relata luta contra a depressão: 'Cheguei ao fundo do poço'
O envelhecimento causa diferentes reações, efeitos e consequências na vida das pessoas. Na parte física, há atletas profissionais e de alto rendimento que deixam a vida competitiva com o passar do tempo. Outros se encontram com o esporte em idade já mais avançada, com diferentes objetivos.
Fernando Scherer, o Xuxa, ídolo da natação brasileira com medalhas em mundiais e Jogos Olímpicos, contou durante painel do Ageless Talks 2022 a sua luta contra a depressão, que o atingiu após deixar as piscinas.
"Cheguei ao fundo do poço. Cheguei a pensar em tirar a minha vida. Levantei do poço com ajuda de psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Através da meditação e da respiração eu tenho mais consciência do valor da vida, do que tem valor", disse ele, que esteve ao lado da triatleta Fernanda Keller e da apresentadora Didi Wagner no painel para falar sobre a vida ativa e longevidade.
"Hoje me reconheço como quem eu sou de verdade, não o que o outro imagina que eu seja. Consegui entender a diferença dos sofrimentos, da origem do sofrimento. A meditação é minha vida", disse. "A depressão foi a falta de quem eu sou. Quem eu sou sem ser nadador?", continuou.
A triatleta campeã de Ironman Fernanda Keller complementou: "Eu percebo que isso acontece com muitos atletas. Simone Biles, Gabriel Medina. O treino de alta performance é muito intenso."
Em sua terceira edição, o Ageless Talks 2022, evento que teve patrocínio de Genera, Vitasay e O Boticário, falou sobre beleza, libido, mudanças no corpo, representatividade e atividade física. Cristiana Oliveira, Eliane Dias, Tania Khalill, Denise Fraga, Murilo Rosa e Isabel Fillardis estiveram entre os convidados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.