'Maturidade é nosso prêmio pela pele mais seca e rugas', diz Denise Fraga
Ao lado de Lícia Manzo, roteirista de novelas tradicionais como "Um Lugar ao Sol", Denise Fraga participou do Ageless Talks 2022. Elas falaram sobre a representatividade nas telas e o efeito do envelhecimento para atrizes.
Denise falou sobre o papel da mulher com 50 anos ou mais na televisão. "Existe uma invisibilidade, mas é uma fase de transição. Você não faz mocinha há muito tempo, de repente você é a mãe, depois a mãe do jovem", conta.
"Outro dia me mandaram um roteiro onde eu teria um neto, pela primeira vez na ficção iam me chamar de vó. Eu acho curioso que tem um tabu em torno dessa faixa etária. Essas mulheres não sumiram, a gente está aqui."
Licia e Denise falaram também sobre o papel das "mães das mães", mulheres que muitas vezes apresentadas em seus papéis como neuróticas, doidas ou controladoras. A roteirista abordou o tema de formal pessoal.
"As mães das mães, ou as nossas mães, ainda pertencem a uma geração anterior à nossa, que foi muito cruel com as mulheres, justamente por falta de oportunidades e pela ideia severa de que ela deveria viver para a casa. Hoje, nós temos outros tipos de mulheres, de sogras, de mães. Eu não demonizo essas mulheres, como a minha mãe. Eram questões silenciadas e ainda mais enlouquecedoras".
A atriz foi além, dizendo que o envelhecimento trouxe maturidade, lucidez e clareza em suas ideias e atitudes.
"A maturidade é o nosso prêmio pela pele mais seca e pelas rugas. A percepção do ciclo. Nós estamos aqui, muito claras, com vontade de conversar, com alegria. Alegria se cria, você precisa criar pequenas estratégias. Eu faço hoje uma roda de samba, porque eu gosto muito de cantar e dançar. Eu vou ficar esperando ter uma festa? Hoje eu faço a minha própria, temos que ter usinas de alegria. São essas insanidades que te invadem com as rugas. Nós não estamos doidas, nós estamos lúcidas e claríssimas", revelou.
O homem envelhece como a mulher na TV?
Durante o papo sobre a representatividade nas telas e o envelhecimento, Denise e Licia compararam como o processo de envelhecimento afeta o homem ator e a mulher atriz. "É desleal", desabafou Denise. "Um homem de 45 anos e uma mulher de 45 anos. Não ficam em cima dele a respeito dos grisalhos e da pele caída", continuou.
"Para o homem cis branco não há um tabu em envelhecer", completou Licia. "Para o homem, existe o modelo de sedução do homem jovem e do homem maduro. Para a mulher existe apenas a mulher jovem. Se você não é jovem você não é capaz de seduzir", contou a roteirista quanto questionada sobre o processo de seleção de atores e atrizes. "Eu tenho me criticado muito", completou.
Ageless Talks 2022
Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks 2022 tem como tema central "A Revolução da Maturidade", abordando assuntos importantes para o público com 45 anos ou mais. O evento tem patrocínio de Genera, Vitasay e O Boticário.
O evento conta com a participação de convidados especiais, como Marina Lima (cantora), Cristiana Oliveira (atriz), Carolina Ferraz (atriz), Denise Fraga (atriz), Murilo Rosa (ator), Fernando Scherer (ex-nadador), Alexandre da Silva (gerontólogo e colunista de VivaBem) e Fabricio Carpinejar (escritor e poeta). Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless, de VivaBem, é a responsável pela curadoria e apresentação do evento.
Veja a programação do Ageless Talks 2022
Abertura (14h30) - Entrevista com a cantora Marina Lima
Painel 1 (14h45) - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele, dos cabelos
Convidados Cristiana Oliveira (atriz), Carolina Ferraz (atriz), Eliane Dias (empresária), Bianca Viscomi (dermatologista) e Maria Cecília Prado (jornalista e mediadora do painel)
Painel O Boticário (15h15) - Etarismo e autoestima da mulher na maturidade - relação com a beleza e pele madura
Convidados Maria Cândida (jornalista e apresentadora); Fabi Gomes (maquiadora e apresentadora); Renata Gomide (diretora de marketing do grupo O Boticário); e Silvia Ruiz (jornalista e mediadora do painel)
Painel 2 (15h30) - Libido não tem prazo de validade
Convidados Tania Khalill (atriz); Penélope Nova (comunicadora e sexóloga); Ana Canosa (psicóloga e colunista de Universa); e Adriana Ferreira Silva (jornalista e mediadora do painel)
Painel 3 (16h05) - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?
Convidados Denise Fraga (atriz); Lícia Manzo (roteirista); e Tatiana Schibuola (jornalista e mediadora do painel)
Painel Genera (16h40) - DNA, autoconhecimento e bem-estar
Convidados Ricardo di Lazzaro Filho (Representante Genera); e Silvia Ruiz (jornalista e mediadora do painel)
Painel 4 (16h55) - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição
Convidados Murilo Rosa (ator); Isabel Fillardis (atriz); e Silvia Ruiz (mediadora do painel)
Painel 5 (17h35) - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade
Convidados Fernanda Keller (triatleta); Fernando Scherer (medalhista olímpico na natação); Didi Wagner (atriz); e Alexandre da Silva (especialista em envelhecimento e mediador do painel)
Speech de encerramento (18h10) - Fabrício Carpinejar (escritor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.