Ageless Talks: beleza atemporal e mais liberdade para maduras
Se não para todas, para muitas. A beleza ganhou status de atemporalidade e a imposição dos padrões de juventude já não pesa tanto para mulheres maduras. Este foi o tema da conversa que abriu a programação de painéis na terceira edição do Ageless Talks, evento realizado por VivaBem na última semana.
Com mediação da jornalista Maria Cecília Prado, especialista em conteúdos de beleza e fundadora da plataforma Beauty Editor, o papo teve participação da dermatologista Bianca Viscomi, da atriz Cristiana Oliveira e da advogada e empresária Eliane Dias.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope há cerca de um ano atestou: mulheres com idade até 55 anos eram as mais satisfeitas com a pele do rosto —cerca de 39%, contra 20% das mais jovens. E eram elas também as mais atentas com cuidados.
De acordo com Bianca Viscomi, hoje mulheres se permitem envelhecer e se cuidar de uma maneira mais equilibrada. "Acredito que isso se deva ao amadurecimento, mas também do diálogo com outras mulheres e uma maior aceitação conjunta", afirmou a médica.
Pressão em todos os aspectos
Cristiana Oliveira, ao ser perguntada sobre o excesso de cobranças por seu trabalho como atriz, comentou que de fato a pressão sempre existiu. "Porém, hoje temos uma outra ótica do envelhecimento, tanto para homens ou mulheres, para serem livres para fazer o que querem. Aumentaram nossas escolhas", concluiu.
Para Eliane Dias, a patrulha permanece, e em todos os sentidos. Tanto da beleza, quanto da imagem como um todo, passando por roupas. Citou o exemplo de um humorista que, em um podcast, falava sobre a preferência de mulheres mais velhas por roupas estampadas. "Achei triste. Na cultura africana, por exemplo, a mulher coloca mais cor, se enfeita mais. Então essa pressão por estar bem está ainda em todo lugar", ilustrou.
Cuidados diários, sempre
Bianca ressaltou que, em qualquer tempo, faz total diferença manter a rotina diária de cuidados, em função de fatores externos como radiação ultravioleta e a poluição, sobretudo para quem vive nas grandes cidades.
Mas o que vale mesmo, ela explica, é assumir os cuidados e resultados que façam sentido e deixem as pessoas satisfeitas com si mesmas, em suas expectativas individuais e estilos de vida.
Ageless Talks 2022
Patrocinado por Genera, Vitasay e O Boticário, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos e que vem revolucionando o significado de envelhecer. As pessoas não querem apenas viver mais, buscam uma vida plena, com potência. Querem aprender coisas novas, viajar, cuidar da saúde do corpo e da mente, aproveitar o melhor do sexo.
Confira abaixo como foi a terceira edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no YouTube).
Abertura: entrevista com a cantora Marina Lima
Painel 1 - Beleza atemporal: o que muda e como cuidar da pele e dos cabelos
Com Bianca Viscomi, dermatologista; Cristiana Oliveira, atriz; e Eliane Dias, advogada e empresária. Mediação de Maria Cecília Prado, jornalista especializada em beleza.
Painel 2 - Libido não tem prazo de validade
Com Tania Khalill, atriz; Penélope Nova, comunicadora e sexóloga; e Ana Canosa, psicóloga e colunista de Universa. Mediação de Adriana Ferreira Silva, jornalista
Painel 3 - Representatividade nas telas: como isso afeta nossa visão sobre envelhecer?
Com Denise Fraga, atriz e Lícia Manzo, roteirista. Mediação de Tatiana Schibuola, jornalista
Painel 4 - Os 50 seriam a adolescência da maturidade? Como lidar com a fase de transição
Com Murilo Rosa, ator e Isabel Fillardis, atriz. Mediação: Silvia Ruiz, jornalista
Painel 5 - Manter-se ativo é manter-se vivo: como o movimento nos dá potência e longevidade
Com Fernanda Keller, triatleta; Fernando Scherer, medalhista olímpico na natação; e Didi Wagner, atriz. Mediação: Alexandre da Silva, especialista em envelhecimento
Encerramento: Fabrício Carpinejar, escritor
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.