Pulseira de fertilidade identifica covid-19 antes dos sintomas, diz estudo
Pesquisadores de um consórcio internacional identificaram que a pulseira inteligente Ava, utilizada para calcular o período fértil, teve sucesso em identificar infecção por covid-19 dois dias antes dos sintomas aparecerem de fato.
O algoritmo implementado pelos pesquisadores da Alemanha, Holanda, Canadá e Liechtenstein apontou a presença do vírus em 68% dos 127 participantes do estudo que tiveram Covid-19. No total, foram avaliados 1163 voluntários, acompanhados em março de 2021. Os pré-resultados foram publicados na revista científica BMJ Open este mês.
Este foi o primeiro estudo que compilou mudanças fisiológicas decorrentes da covid-19 para sua identificação pré-sintomática. Foram medidos parâmetros como a taxa de respiração, batimentos cardíacos e suas variações, temperatura da pele do punho e a perfusão tecidual, que mede o fluxo de líquidos entre órgãos ou tecidos.
Para os pacientes com covid-19 que tiveram os pré-sintomas identificados pela pulseira, o estudo encontrou "mudanças significativas" nos batimentos cardíacos e na temperatura do punho no período anterior aos primeiros sinais comuns da doença, como tosse, coriza, dificuldade de respirar, fadiga, entre outros.
"Pacientes assintomáticos geralmente ignoram precauções de segurança, levando a um aumento da transmissão do vírus. A detecção de covid-19 durante o estágio assintomático ou pré-sintomático facilita o isolamento precoce, limitando assim o contato com indivíduos suscetíveis", diz o estudo, que quer avaliar a viabilidade do dispositivo em larga escala.
A pulseira Ava é aprovada pela agência reguladora dos Estados Unidos, a FDA, e comercializada a US$ 279 (aproximadamente R$ 1451). Ela é utilizada durante o sono e coleta informações a cada 10 segundos, sendo necessário ao menos 4 horas de dados por noite, e mede variações que indicam o momento mais propício para a gravidez.
Os pesquisadores afirmam que um teste randomizado com 20 mil pessoas está sendo realizado após os primeiros resultados com a Ava e com a covid-19, com previsão de divulgação em dezembro de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.