O que é hidrocefalia, tema de 'piada' que resultou na demissão de Leo Lins
O humorista Leo Lins foi demitido do SBT após ter feito uma piada em que cita uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up. A informação foi divulgada pelo portal "Em Off" e confirmada por Splash com a assessoria da emissora de Silvio Santos.
No último final de semana, viralizou o vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. Na filmagem, ele cita o Teleton, que arrecada dinheiro em ações da emissora para ajudar menores de idade com problemas de saúde, e conta a história de uma garoto do Ceará.
O que é a doença?
A hidrocefalia ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquido (líquor) nas cavidades do cérebro, conforme explica Leonel Takada, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia).
"Todos nós temos, normalmente, as cavidades do cérebro preenchidas por esse líquido. A hidrocefalia é quando temos um aumento da quantidade desse líquido", diz.
As causas da doença são diversas, como congênita (quando a pessoa nasce com a hidrocefalia), AVC (acidente vascular cerebral), infecções do sistema nervoso central, traumatismo craniano, entre outros.
"Se tiver muita produção ou pouca absorção desse líquido pode correr esse acúmulo da hidrocefalia. Além disso, se o fluxo desse líquor for interrompido, como no caso de AVC na região de trás da cabeça, ele pode comprimir o canal por onde passa o líquido e dar início a esse acúmulo", explica o médico.
É possível tratar a hidrocefalia?
De acordo com Takada, sim, existe tratamento. Quando a doença é causada por uma obstrução no fluxo do líquido, os médicos corrigem o problema e o fluxo do líquor volta ao normal.
Em outras situações, pode ser necessário um tratamento chamado de derivação ventriculoperitoneal (DVP), que é quando um cano é inserido nas cavidades do cérebro, por debaixo da pele, para fazer a eliminação desse líquido, que é redirecionado para outra parte do corpo e, por fim, absorvido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.