Atleta de 14 anos impressiona por volume de massa muscular; é saudável?
Tyler Parker, jogador juvenil de futebol americano, viralizou nas redes sociais pelo seu impressionante físico: aos 14 anos, o garoto pesa 133 kg e mede 1,85 m. Devido ao grande volume de massa muscular, não demorou para ele ser comparado com o Incrível Hulk, super-herói da Marvel.
O ganho de massa muscular (hipertrofia) na infância e adolescência pode acontecer por fatores genéticos e, principalmente, pelo volume, pela carga e intensidade das atividades praticadas —geralmente, exercícios de força, como a musculação.
Tem problema?
É importante ressaltar que treinos de musculação não são proibidos para adolescentes. Eles podem ser feitos, desde que com carga adequada e sem foco em hipertrofia. Rotinas de exercícios com foco em promover grande aumento da massa muscular só são indicados após o fim da fase de crescimento, que muda em cada adolescente. Segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), para determinar a idade em que o jovem vai parar de crescer, é preciso fazer o exame de idade óssea, por meio de raio-x dos punhos e mãos. A análise determina o padrão de amadurecimento dos ossos e consegue indicar eventuais distúrbios de crescimento.
Quando a hipertrofia é viável, após a fase de crescimento, é imprescindível que exista aval médico e orientação de profissionais. Os exercícios são feitos com redução de peso, sempre com intervalo de um dia, para a musculatura se recuperar.
É bom salientar que excessos podem causar desgastes —físicos e psicológicos. "O esqueleto está em crescimento, com fragilidades e ainda não tem toda a força, isso pode levar a lesões", alerta o ortopedista pediátrico Evando Góis, do Hospital Infantil Pequeno Príncipe (PR), em entrevista ao VivaBem.
Vale reforçar que Tyler Parker é um atleta e, nos Estados Unidos, há grande investimento nas categorias juvenis. As equipes de futebol americano pertencem às escolas e contam com boa estrutura e orientação profissional. Por isso, Parker provavelmente teve acompanhamento de especialistas para atingir o grande volume de massa muscular.
Orientações para a prática de exercícios por adolescentes
- Ter liberação médica para a prática;
- A atividade precisa ser supervisionada por profissionais capacitados, que devem orientar e corrigir a execução dos exercícios;
- O ambiente de treino precisa ser monitorado e seguro e os equipamentos devem ser apropriados para o tamanho e idade da criança/adolescente;
- Ter maturidade física e emocional para entender os princípios e regras do treinamento --a criança deve estar mentalmente pronta para obedecer às instruções e seu organismo preparado para suportar o "estresse" estabelecido por um programa de treinamento;
- A criança/adolescente se sentir confortável com o de treinamento, estar feliz com a prática, segura e ter apoio da família;
- A alimentação e hidratação devem ser supervisionadas por um profissional.
*Com informações de reportagem publicada em 18/05/22 e da coluna da Paola Machado, publicada em 18/09/18
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.