Pare agora: por que você nunca deve deixar seu travesseiro no sol?
Você tem aquele travesseiro há anos e, quanto mais velho, mais gostoso e confortável parece que ele fica para dormir. Talvez a maioria de nós concorde que é assim mesmo, mas sabia que é preciso ter alguns cuidados com ele para evitar riscos à saúde? Um deles é em relação à limpeza.
Muita gente tem o costume de expor ao sol travesseiros, almofadas, colchões e cobertores para eliminar mofos e odores desagradáveis. De fato, o sol é um excelente agente que ajuda na sanitização superficial, ou seja, os raios ultravioletas eliminam os micro-organismos da superfície exposta. Só que isso não é recomendado nem eficaz, no caso dos travesseiros.
Isso porque os ácaros e micro-organismos podem até se proliferar mais ainda a partir do momento em que são expostos ao sol.
"Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, que é úmido, possui resíduos de pele, gordura e secreções da cabeça. A elevação de temperatura favorece o aumento da proliferação de ácaros, fungos e bactérias", explica Priscila Megumi Takejima, membro do Departamento Científico de Rinite da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).
Outro ponto é que a temperatura dentro do travesseiro pode não ser alta o eficiente para acabar com os ácaros. "Para matar o ácaro é necessário uma temperatura de 55ºC por 30 minutos, diariamente. É possível que esta temperatura seja atingida na superfície do travesseiro ou colchão, se for exposto ao sol forte, mas não em seu interior", afirma Luisa Karla Arruda, professora titular da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Departamento Científico de Alérgenos da Asbai.
Segundo Takejima, o sol pode até matar o ácaro, mas mantém o cadáver e suas fezes no local, elementos altamente alergênicos. Além disso, a radiação ultravioleta oxida a superfície do material do travesseiro, deixando-a amarelada.
Quando trocar o travesseiro
Se você continua com seu travesseiro há mais de dois anos, é bom considerar renová-lo. Isso porque após dois anos de uso, de 10% a 25% do peso de um travesseiro pode ser formado por ácaros e por células mortas da pele humana —principal alimento dos ácaros, segundo Ana Caroline Melo, professora associada da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
"Eles se reproduzem rapidamente em condições favoráveis e sobrevivem bem em travesseiros, colchões, tapetes, almofadas, sofás, pelúcia e roupas de cama", acrescenta a médica, que também é presidente da Asbai Regional Pernambuco.
Como devemos higienizar o travesseiro?
A lavagem do travesseiro remove mais de 90% dos ácaros, partes do corpo deles e suas fezes. No entanto, se a pessoa optar por higienizar na máquina de lavar em casa, o indicado é fazer isso uma vez por semana, já que os ácaros rapidamente recolonizam os travesseiros. Além disso, ela deve se certificar de que a secagem seja completa, pois a umidade residual é um estímulo para intensa proliferação de ácaros, de acordo com a professora Arruda.
Preferencialmente nesses casos, o mais recomendado é lavar os travesseiros em lavanderias especializadas que sigam estritamente as instruções de lavagem. Uma forma menos comum, mas que também funciona, é colocar o travesseiro no congelador por 24 horas. O congelamento mata os ácaros efetivamente, mas o procedimento teria que ser feito semanalmente, assim como a lavagem em casa.
Ácaros são perigosos para a saúde
A alergista Takejima explica que os ácaros domésticos são considerados as maiores fontes de alérgenos domiciliares e estão associados a várias doenças, como rinite alérgica, provocando coceira nasal, espirros, obstrução nasal e coriza; asma, com sintomas de tosse, falta de ar, chiado no peito; conjuntivite alérgica e dermatite atópica.
A seguir, as especialistas dão dicas de como fazer a manutenção do travesseiro para evitar riscos à saúde:
- Troque os travesseiros de uma a duas vezes por ano;
- Use capas impermeáveis a ácaros em colchão e travesseiros. Essa é a medida comprovadamente mais eficaz para diminuir de forma significativa a exposição a ácaros. Essas capas são feitas de tecido especial, com uma malha muito fina, que não permite a passagem do ácaro, partes do corpo dele ou de suas fezes para a parte externa à capa antiácaros;
- Vale ressaltar que as capas antiácaros funcionam mesmo se colocadas em colchões e travesseiros já usados, mas elas têm prazo de validade em relação à eficiência antiácaros --o que deve ser observado;
- Evite travesseiros e colchões de paina ou pena. Dê preferência para os modelos que sejam de espuma, fibra ou látex;
- Limpe o estrado da cama duas vezes por mês;
- Lave as roupas de cama (lençóis e fronhas) de uma a duas vezes por semana;
- Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadas;
- Deixe o quarto sempre bem ventilado e iluminado;
- Identifique e elimine o mofo, umidade e infiltrações, isso ajuda a diminuir a proliferação de fungos;
- Evite usar vassouras, espanadores ou aspiradores de pó comuns durante a limpeza. Passe pano úmido diariamente ou aspiradores de pó com filtros especiais;
Não há comprovação de que essas medidas tenham efeito preventivo para o desenvolvimento de alergia a ácaros. Porém, se o indivíduo tem doenças alérgicas e é sensibilizado a ácaros, a colocação de capas antiácaros em colchão e travesseiro, a troca e lavagem da roupa de cama uma vez por semana, e as medidas adicionais acima citadas são eficazes para diminuir os sintomas alérgicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.