Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


É relaxante, mas será que banho muito quente faz mal? De que maneira?

Mulher no chuveiro - Prostock-Studio/ iStock
Mulher no chuveiro Imagem: Prostock-Studio/ iStock

Gabriel Dias

Colaboração para VivaBem*

28/07/2022 12h05

No inverno, nos dias frios ou até mesmo depois de um dia exaustivo, poucas coisas são melhores que um bom banho quente, não é mesmo? Mas é preciso ter alguns cuidados e estabelecer limites.

Quando a água está muito quente, ela acaba trazendo consequências negativas para a pele, para os cabelos e até mesmo para o funcionamento interno do corpo. A temperatura média do corpo humano está em torno de 36ºC e 37ºC, quando somos expostos a temperaturas muito altas, essa temperatura é alterada e elevada.

Isso pode até mesmo impactar na pressão sanguínea. O aumento de pressão decorrida do calor altera o fluxo sanguíneo pelas veias e a circulação de oxigênio, causando tontura, falta de ar, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Além disso, A pele resseca com a alta temperatura, podendo até mesmo desenvolver dermatites [inflamações cutâneas]. Qualquer doença de pele pode ser agravada por um banho muito quente. Nos cabelos, a oleosidade aumenta, predispondo à caspa.

Quais os malefícios para o cabelo?

Os problemas mais comuns são o aumento da oleosidade, a caspa e a queda. Os banhos muito quentes podem deixar seu cabelo sem brilho, opaco, fraco e quebradiço.

A melhor temperatura para os fios é sempre a água gelada, no máximo morna.

Quais os malefícios para a pele?

A pele é muito afetada pela alta temperatura do banho. A epiderme, parte superficial da pele, possui uma camada protetora que é "removida" quando entra em contato com a água muito quente. Sem essa proteção, a pele fica exposta.

A água muito quente ainda remove os óleos naturais da pele, dilata os poros e favorece a liberação de glândulas sebáceas, causando coceiras e favorecendo o surgimento de acnes.

Outra coisa que pouca gente sabe é que, quando tomamos banho muito quente, o sangue que trabalhava na digestão precisa ser deslocado para a pele, afim de protegê-la; fazendo assim com que o processo digestivo fique prejudicado.

Qual a temperatura ideal para o banho?

Os especialistas em saúde afirmam que o banho morno é a melhor opção em qualquer estação do ano. Com a temperatura da água em torno de 37ºC, que se assemelha a nossa temperatura corporal. Mesmo assim, ele não deve durar mais do que 10 minutos —melhor ainda se for 5 minutos— para não ressecar a pele e economizar água.

Mas, o banho acima de 38ºC, tomado de forma moderada, também pode trazer benefícios como:

Relaxar os músculos: A temperatura quente do banho provoca vasodilatação. Ao ser ativada a circulação, chega mais oxigênio aos músculos, o que facilita o alívio de dores e tensão.

Combater o estresse: A parte emocional também pode ser beneficiada com um bom banho quente, já que ele auxilia na diminuição da ansiedade e do estresse.

Diminuir a obstrução nasal: Se você estiver com nariz entupido, o que é bastante comum em casos de rinite, sinusite, gripe ou resfriado, um banho quente pode ajudar, já que o ar quente e úmido, ao ser inalado, auxilia a abrir as cavidades nasais.

Eliminar células mortas: Não à toa um dos procedimentos da limpeza de pele é direcionar vapor para a área a ser tratada. O calor estimula a abertura dos poros e eliminação de células mortas.

*Com informações de reportagens publicadas nos dias 13/09/2017 e 28/12/2021.