Ronco é sempre sinal de apneia? Dormir de barriga para cima faz roncar?
No terceiro episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, Sandra Doria, pesquisadora do Instituto do Sono, explica como identificar distúrbios do sono e dá dicas para dormir melhor.
Todo mundo que ronca tem apneia?
O ronco é um dos sintomas da apneia, mas nem todo mundo que ronca tem apneia. Já quem tem apneia geralmente ronca, a não ser que tenha se submetido a alguma cirurgia anterior que pode ter rompido com isso.
"Essa é a pior das possibilidades porque tira a ponta do iceberg que leva o paciente ao médico, que é o ronco. Tendo o ronco, é preciso de um exame para comprovar se tem apneia ou não, e tem que tratar o ronco também."
Segundo Sandra, uma vez que a apneia é constatada, outras questões serão avaliadas e não somente o número de vezes que a pessoa para de respirar, mas também o quanto cai a saturação dela, quanto tempo ela fica dessaturando, ou seja, fica sem a oxigenação ideal, como é a arquitetura do sono dela, se ela faz sono profundo, se faz sono REM.
Quando suspeitar da apneia do sono?
Quando a pessoa acorda achando que não teve um sono de qualidade, isto é, dormiu uma quantidade adequada, mas está cansada e já pensando em dormir novamente. Ela fica sonolenta, dorme no volante ou sente sono quando está em uma atividade mais monótona. "Isto não é normal", comenta a médica.
Um outro sinal são crianças que ficam hiperagitadas com queixa na escola ou pacientes que têm um ganho de peso inexplicável.
"Essas pessoas precisam buscar um profissional de saúde, geralmente otorrinolaringologistas ou médicos especialistas em sono, para poder fazer um exame físico, checar a história clínica e chegar no método diagnóstico adequado, que é a polissonografia, e indicar um tratamento individualizado", aconselha Doria.
Dormir de barriga para cima faz a pessoa roncar mais?
Sim, quando a pessoa vira de lado, muitas vezes ela consegue ter uma qualidade de sono melhor do que virada de barriga para cima, para evitar que a língua tenha uma queda. "Isso depende do tônus da língua do paciente, se ele tem um tônus diminuído ou se tem um depósito de gordura muito grande dentro da língua, que pode estreitar a via aérea e fazer com que ele ronque mais de barriga para cima", explica a médica do sono.
O ator e músico Leo Jaime, que tem apneia obstrutiva do sono e participou do bate-papo, disse que uma estratégia que ele usava era costurar um bolso na parte de trás da camisa e colocar uma bola de tênis para dormir de lado. "Isso se chama terapia posicional, é uma forma barata de evitar que o paciente não durma em decúbito supino, isto é, de barriga para cima", diz a pesquisadora.
Como dormir melhor sem usar medicação?
Segundo a médica, o organismo foi feito para adormecer em um certo tempo, nesse sentido, precisamos desacelerar o cérebro e mostrar para o nosso corpo que estamos diminuindo o ritmo. A seguir, ela dá algumas dicas:
- Faça as coisas mais devagar;
- Uma hora antes de dormir, não acesse aparelhos eletrônicos e tire a luz intensa --lembre-se que a luz azul está presente nas telas. "O feixe de luz azul é o que mais inibe a produção de melatonina no nosso corpo";
- Faça algo mais relaxante,como ouvir música, tomar banho, fazer massagem nas crianças, conversar com familiares, ler um livro fora da cama com uma luz amarela atrás, para ir mostrando indiretamente para o cérebro que você vai iniciar o momento do sono;
- Ao deitar na cama, não comece a raciocinar sobre tudo que você fez, o que deveria ter feito ou o que vai fazer. Reserve um outro momento do dia para pensar nessas coisas;
- Uma dica para tirar o foco das preocupações é contar sua respiração, meditar, para quem é religioso, ter um momento espiritual, e não ficar pensando "eu preciso dormir", "eu não estou dormindo", "amanhã vou acordar cedo e tenho que dormir";
- Você consegue comer sem fome, beber sem sede, mas não consegue dormir sem sono. Por isso, permita que a pressão do sono te auxilie para você ter sono;
- Tenha padrões de horário de dormir. "Não adianta um dia você ir dormir às 22h, no outro meia noite, outro 1h, outro às 4h. Você desorganiza e não tem isso a seu favor."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.