Médico alerta: fazer atividade física sem um check-up pode ser perigoso
Você é daqueles que acha que está saudável, se matricula na academia e sai fazendo tudo quanto é aula. Preste atenção: fazer exames antes de começar uma atividade física é importante. Esse foi um dos temas do quarto episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, com a participação de Edmo Gabriel, cardiologista, cirurgião cardiovascular, nutrólogo e colunista de VivaBem.
Fazer atividade física sem check-up pode ser perigoso?
Pode. De acordo com o cardiologista, há inúmeros relatos de mortes de pessoas que abusam da atividade física achando que estão aptas, apenas baseando-se em uma aparência externa de uma suposta vitalidade.
"Sempre recomendo que a aparência externa é 30% do processo, mas você tem que checar como está o organismo, o metabolismo, a saúde cardiovascular. E para isso existem exames bioquímicos e complementares de imagem que vão nos dar o respaldo."
Ele alerta que é necessária a abordagem do cardiologista previamente. "A gente vê o pessoal abusando, correndo, fazendo atividade física no frio, no calor, como se estivesse apto para isso."
As pessoas têm medo de fazer check-up? Os homens são mais resistentes?
Com sua experiência de médico, Edmo Gabriel diz que essa é uma situação típica: as pessoas demoram para querer fazer um check-up e que há pesquisas mostrando que os homens são os mais resistentes.
O cardiologista conta que a estratégia que usa é incentivar suas pacientes mulheres a trazerem os maridos, pais e filhos. "As mulheres realmente trazem todo mundo."
Segundo o especialista, quando os homens chegam ao consultório e ele inicia uma investigação, geralmente descobre quadros de hipertensão, arritmia, colesterol. E é aí que começa uma certa resistência, eles alegam que nunca tiveram nada e perguntam se podem repetir o exame.
Só após refazer os testes e confirmar as alterações, eles se predispõem. "Eles são teimosos, querem fazer o primeiro teste para ver se é verdade. Eles assumem que são saudáveis, mas nunca fizeram um check-up."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.