'Rei da dieta', brasileiro come 100 ovos por dia; posso fazer o mesmo?
Um bodybuilder brasileiro chamou atenção, inclusive da imprensa internacional, ao mostrar detalhes da dieta nas redes sociais. Fernando Torraca, 40, também conhecido pelo perfil "The King of Diet" (em português, "O Rei da Dieta"), diz incluir um total de 100 ovos em um dia.
"Hoje, sou obrigado a comer quase 100 ovos por dia para manter meu corpo", disse, em entrevista ao UOL. O consumo do influenciador é fracionado ao longo do dia, distribuído de sete a 10 refeições, a depender da rotina e do treino.
Em um dos últimos vídeos publicados no TikTok, com 615 mil visualizações, Fernando mostra uma cesta com 400 ovos, que ele diz ser suficiente para o consumo ao longo de apenas quatro dias. Os vídeos publicados pelo profissional, que hoje vive na Flórida, nos Estados Unidos, já contam com mais de 2,2 milhões de visualizações.
"Comecei minha jornada de bodybuilding aos 18 anos, há 22 anos. Eu tenho uma paixão verdadeira por esse estilo de vida e, apesar de não ser profissional de saúde, venho estudando por mais de 15 anos tudo o que informo nos meus vídeos —mas a maior parte do meu conteúdo é baseada na minha própria experiência", explica o brasileiro em seu canal do YouTube.
Outros influenciadores já são conhecidos pelo mesmo hábito, como a musa fitness Gracyanne Barbosa. Ela já contou, em diversas entrevistas, que come mais de 30 ovos por dia.
Posso fazer o mesmo?
Lucas do Prado Palmiro, especialista em endocrinologia e metabologia pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), explica que qualquer dieta sempre é montada pelo especialista de acordo com os objetivos individuais. "Pessoas como a Gracyanne, por exemplo, certamente têm um acompanhamento profissional muito forte", explica.
Isso pode funcionar bem no caso de quem busca um alto rendimento, como Fernando e Gracyanne —com um acompanhamento profissional e individualizado. No entanto, comer tanta proteína assim, para uma pessoa comum e que nem malha tanto assim, não é uma recomendação saudável.
Entre os problemas, está a dose diária de colesterol recomendada, que é de 300 miligramas. Um ovo, por exemplo, contém cerca de 200 miligamas. Esse valor vezes 30 ovos dá 6.000 miligramas de colesterol extra ao dia. Bastante, né? Além disso, o hábito e comer tantos ovos pode sobrecarregar os rins. Ou seja: melhor maneirar na dose!
De quanta proteína precisamos por dia?
Segundo a colunista do VivaBem Paola Machado, fisiologista do exercício, mestre em ciências da saúde e doutoranda em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em geral, devemos ingerir de 1,2 g a 2 g de proteína por quilo de peso, dependendo do nosso nível diário de atividade física. Então, uma pessoa que pesa 70 kg e malha pesado necessita de 84 g a 140 g de proteína por dia.
E você não precisa comer 40 ovos para atingir esse valor —igual os influenciadores fazem. É possível obter uma boa quantidade de proteína num cardápio normal, como você pode ver abaixo (citamos apenas as principais fontes de proteínas que costumam fazer parte das refeições, não todos os alimentos que devem compor um cardápio diário):
- Almoço
- 2 filés (100 g cada) de peito de frango grelhado = 64 g de proteínas
- 1 concha de feijão (com caldo) = 7 g de proteínas
- Lanche da tarde
- 1 pote (200 g) de iogurte integral = 6 gramas de proteínas
- Jantar
- 2 filés (100 g cada) de pescada branca = 54 g de proteínas
* Com informações de reportagens publicadas em e 30/06/2018 e 15/02/2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.