Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Tenho preguiça de ir à academia, já estou de saco cheio, diz Juju Salimeni

Colaboração para VivaBem

26/08/2022 04h00

Durante participação no sétimo episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, a influenciadora Juju Salimeni, que começou a treinar aos 15 anos de idade, afirma que, ao contrário do que possa parecer, não vai feliz para a academia: "Tenho preguiça todo dia, já estou de saco cheio, são 20 anos fazendo isso, mas faço porque é meu objetivo manter o corpo como quero, é a disciplina".

Aos 35 anos, a influenciadora diz que sente a mesma preguiça que todo mundo, mas não permite que essa desculpa a impeça de fazer o que precisa ser feito. Ela treina todos os dias e isso já virou um hábito, assim como tomar banho e escovar os dentes.

"Não existe a minha vida sem a alimentação que eu faço, não existe o meu dia sem treino. Vou de saco cheio, vou sem vontade, mas faço o que tem que fazer, porque esse é o meu objetivo."

Juju diz que já abriu mão de diversas coisas, como ir a determinados lugares, e que já comeu sem vontade para conseguir ganhar músculo e ficar com o corpo do jeito que quer.

Apesar da preguiça, ela destaca os benefícios da atividade física e afirma que sai da academia muito melhor do que quando entra. "O exercício físico não é só a parte estética. Ele te ajuda em tudo, no seu dia a dia, na animação, te deixa mais disposto."

Uso de "bomba" na adolescência

Juju Salimeni também conta que usou anabolizantes sem orientação médica aos 16 anos para ganhar músculos e "ficar maior", porque era muito magra, não gostava do seu corpo e queria mudar.

"Acabei fazendo uso de coisas que nem sabia o que realmente estava dentro do vidro, me falavam: 'Isso aqui é bom para você ganhar peso, ganhar músculo'", relembra.

Juju diz que não tinha a responsabilidade e a consciência que tem hoje, aos 35 anos: "Foi muito errado no começo. E, depois de uns dois, três anos mais ou menos, tive alguns efeitos colaterais no fígado". Ela também teve sintomas como tontura, enjoo, falta de disposição, não tinha força para treinar, era como se o corpo estivesse cansado.

"Qualquer substância que leva a crescimento muscular é anabolizante"

Malhar faz bem para o corpo e para a mente, só que tem muita gente que deseja atingir um resultado melhor, ganhar massa, ficar forte, musculoso e quer que tudo isso aconteça muito rápido. É nesse contexto que surgem os anabolizantes.

Thiago Volpi, médico nutrólogo que também participou do programa, explica que "anabolizante é qualquer substância que promove o crescimento muscular. Nesse sentido, suplementos, comida, hormônios (chamados anabolizantes hormonais), tudo isso é anabolizante. Se você come bem, come batata-doce e frango que vão ajudar no crescimento muscular, então a batata doce e o frango são anabolizantes", exemplifica.

Já a popular "bomba" são os anabolizantes hormonais, isto é, em dosagens muito altas. "É o cara ou a mulher que vai repor três meses de hormônio em uma semana. E vai misturar coisas, usar hormônios veterinários", alerta.