Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sonia Abrão está com pneumonia bacteriana após covid-19; há relação?

Sonia Abrão é internada com pneumonia bacteriana - Reprodução/Instagram
Sonia Abrão é internada com pneumonia bacteriana Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

29/08/2022 15h21

A jornalista Sonia Abrão, 59, está internada desde sábado (27) para tratar uma pneumonia bacteriana. No Instagram, a apresentadora do "A Tarde é Sua" (RedeTV!) contou que perdeu a voz e começou a tossir muito após se recuperar da covid-19, na última semana.

"O que aconteceu foi o seguinte: meu pneumologista acredita que contraí a bactéria juntamente com a covid. Como fui medicada com antibióticos na covid, a pneumonia não se desenvolveu, tanto que fiz tomografia do tórax e os pulmões estavam limpíssimos", escreveu.

A pneumonia bacteriana é causada principalmente pela Streptococcus pneumoniae (pneumococo), responsável pelos sintomas típicos da doença, como febre alta e catarro amarelado. Outras bactérias também podem infectar os pulmões, causando sintomas leves ou até mais graves.

Segundo o infectologista Alexandre Naime, a doença não é uma complicação da infecção pelo coronavírus. "Não é uma complicação da covid, sobretudo em casos leves", diz o vice-presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Entretanto, segundo ele, pacientes com covid internados em UTI têm maior risco de pneumonia hospitalar, principalmente quando usam oxigênio (como na intubação).

É importante saber que as bactérias que causam a pneumonia estão em vários lugares. A pessoa pode pegar no seu dia a dia normalmente ou nos hospitais, como já citado.

O tratamento, geralmente, pode ser feito em casa, com antibióticos orais. No caso de Sonia Abrão, a apresentadora contou que ficará no hospital para monitorar arritmias causadas pela medicação.

"Só não esqueçam que ainda estamos na temporada de vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias, que vão além da covid. E a pneumonia bacteriana é a bola da vez. Máscara ainda é nossa maior proteção", alertou a jornalista.

Quais são os sintomas da pneumonia bacteriana?

Além da febre alta e catarro amarelo, a pneumonia pode dar outros sinais, como:

  • Tosse (seca ou produtiva);
  • Mal-estar geral;
  • Dor torácica que surge ou piora com a tosse ou ao respirar;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar (dispneia);
  • Respiração rápida (taquipneia, mais comum em crianças pequenas);
  • Dor de cabeça;
  • Suor;
  • Calafrio;
  • Perda de apetite;
  • Fadiga;
  • Confusão mental (mais comum em idosos).

Quando o paciente deve procurar o médico

Na presença de febre alta e/ou dor no peito ou dificuldade para respirar, é preciso consultar o médico ou serviço de urgência, principalmente se for criança, idoso, paciente imunodeprimido ou com doenças crônicas.

Como é o tratamento da pneumonia

O paciente deve repousar e receber cuidados de suporte, como hidratação adequada, uso de antipiréticos e analgésicos. A escolha da terapia para inibir a proliferação depende do tipo de micro-organismo com maior probabilidade de estar por trás da infecção, o que nem sempre é possível determinar na hora.

No caso de bactérias, costuma-se indicar antibióticos como a amoxicilina ou amoxicilina associada ao clavulanato, levofloxacina, azitromicina ou claritromicina.

A duração do tratamento depende da gravidade, mas a maioria dos pacientes se restabelece em cerca de duas semanas. Nos casos graves, os pacientes podem apresentar fadiga por mais tempo, por exemplo.

Alguns quadros, muitas vezes, demandam hospitalização. A idade do paciente e a presença de outras doenças, e os níveis de oxigenação do sangue, pressão e confusão mental, entre outros critérios, são levados em conta.

*Com informações de reportagem publicada em 09/11/21.