Varíola dos macacos pode causar problemas no coração, diz estudo
Um homem de 31 anos diagnosticado com varíola dos macacos desenvolveu infecção aguda por miocardite cerca de uma semana depois do início dos sintomas. O caso foi publicado no JACC: Case Reports, na sexta-feira (2).
Segundo os cientistas, a miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco, geralmente causada por uma infecção viral. A condição já foi associada à infecção por varíola, um vírus mais agressivo. "O vírus da varíola pode ter tropismo [habilidade de um organismo de crescer em resposta a um estímulo] pelo tecido do miocárdio ou causar lesão imunomediada ao coração", escreveram eles.
Quando procurou ajuda médica, havia cinco dias que o paciente estava com sintomas da varíola dos macacos, incluindo mal-estar, mialgia, febre e múltiplas lesões inchadas na face, mãos e genitália. A infecção positiva por varíola dos macacos foi confirmada com uma amostra de swab de PCR de uma lesão cutânea. Mas o homem voltou ao pronto-socorro três dias depois, relatando aperto no peito que irradiava pelo braço esquerdo.
De acordo com o estudo, o paciente foi admitido em uma unidade de terapia intensiva após exame inicial de rotina, com suspeita clínica de miocardite aguda. O eletrocardiograma inicial mostrou que o ritmo do coração estava anormal. Exames laboratoriais de rotina revelaram níveis elevados de proteína C reativa, creatina fosfoquinase (CPK), troponina I de alta sensibilidade e peptídeo natriurético cerebral (BNP) —todos podem indicar lesão por estresse ao coração.
Os resultados do estudo de ressonância magnética cardíaca realizado no paciente foram compatíveis com inflamação miocárdica e diagnóstico de miocardite aguda.
"Este caso destaca o envolvimento cardíaco como uma potencial complicação associada à infecção por varíola dos macacos", disse Ana Isabel Pinho, médica do departamento de cardiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, em Portugal, e principal autora do estudo, em um comunicado.
"Acreditamos que relatar essa potencial relação causal pode aumentar a conscientização da comunidade científica e dos profissionais de saúde para a miocardite aguda como uma possível complicação associada à varíola; e pode ser útil para o monitoramento próximo dos pacientes afetados para o reconhecimento de outras complicações no futuro", disse.
O paciente analisado recebeu alta depois de uma semana, com recuperação completa. Os autores disseram que mais pesquisas são necessárias para identificar a relação entre a varíola dos macacos e lesões cardíacas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.