Faz mal usar fralda geriátrica igual fãs de Justin Bieber no Rock in Rio?
Depois de muita expectativa, o astro pop Justin Bieber se apresentou ontem (4) no Rock in Rio. Na plateia, os esforços dos fãs para ver o cantor de perto eram tão grandes que alguns até usaram fraldas geriátricas para evitar idas ao banheiro e, consequentemente, perder o lugar.
"Fiz xixi nela agora há pouco. Daqui a pouco eu troco. Trouxe uma extra. Eu troco aqui no meio. Eu botei uma meia-calça rasgada para a fralda entrar mais fácil. Eu pensei em tudo. Para ver o Justin eu faço qualquer coisa", disse uma fã do cantor em entrevista ao site da Revista Veja.
Outra fã contou usar a fralda pela primeira em um show e que estava evitando ir ao banheiro desde às 5h30, hora em que chegou à fila para entrar no festival. "Eu vi a galera falando que ia usar e decidi também, porque não quero perder a grade de jeito nenhum. Então eu peguei essa fralda da minha avó e ela nem sabe, tadinha", afirmou ao G1.
Os portões da Cidade do Rock foram abertos às 14h, o show do canadense começou às 23h e terminou por volta de 0h30. Ou seja, foram ao menos 10 horas e meia com a fralda —sem considerar o tempo de fila para entrar no festival.
"O que sabemos é que a frequência urinária normal de uma pessoa é de quatro e oito idas ao banheiro em 24 horas. Usar fralda é uma condição inusitada de manejar a vontade de urinar", diz José Ailton Fernandes Silva, coordenador do departamento de disfunção miccional da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
Segundo o especialista, a ideia pode até parecer uma boa alternativa, mas traz riscos à saúde. "Não é recomendado, principalmente por poder causar problemas de pele, como assaduras e dermatite, porque a urina é ácida", diz Silva. O contato prolongado da região íntima com a fralda molhada também aumenta o risco para infecções urinárias.
No entanto, segurar o xixi também pode gerar dores e desconforto na região da bexiga, além de aumentar o risco de infecções. O jato urinário, mecanicamente, empurra as bactérias para fora e a urina lava a região, impedindo a infecção. Mas se demorar muito tempo para fazer xixi, a bactéria consegue invadir a uretra e, a partir daí, mesmo urinando, fica mais difícil de se livrar do micro-organismo.
A recomendação, segundo o urologista, seria ir ao banheiro sempre que surgir a vontade de fazer xixi. E, em último caso, descartar a fralda assim que urinar para evitar o contato com a região íntima e a pele.
*Com informações de reportagem publicada em 26/01/21.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.