Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gripado e sem voz: por que ficamos roucos quando adoecemos e como evitar

A rouquidão é tipicamente ocasionada por uma infecção no trato respiratório superior - iStock
A rouquidão é tipicamente ocasionada por uma infecção no trato respiratório superior Imagem: iStock

Colaboração para VivaBem, de São Paulo

06/09/2022 04h00

Quando se está gripado, é comum também ficar rouco ou até mesmo perder a voz. Para entender o motivo por trás da rouquidão, precisamos primeiro compreender como funciona a voz humana.

A nossa voz é produzida pela vibração das pregas vocais, situadas na laringe. Quando estamos em silêncio, as pregas ficam abertas, quando queremos falar, o cérebro envia sinais para emitir um som, e elas se movem.

O ar dos pulmões sobe pela traqueia, passa pela laringe e vibra a mucosa que recobre as pregas, gerando as ondas sonoras. O som aumenta de volume ao caminhar por cavidades de ressonância do corpo, como a boca e o nariz. Por serem elásticas, as pregas distendem ou relaxam de acordo com a intensidade do esforço, criando sons agudos e mais graves.

Quando estamos gripados, o ataque de vírus e bactérias pode resultar em alguma inflamação nas vias respiratórias. Consequentemente, as pregas incham pelo excesso de muco e mudam a forma como vibram, deixando o som mais grave.

Mudanças bruscas de temperaturas, como entrar em uma sala com ar-condicionado, também produzem um choque térmico que prejudica esses músculos.

Cuidado com o grito

Não perdemos a voz apenas quando estamos gripados ou em um ambiente frio. Conversar demais, gritar ou se estressar pode causar rouquidão também. Quando gritamos, por exemplo, o ar é projetado em alta velocidade, o que provoca lesão nas pregas vocais.

A rouquidão também pode estar relacionada com o estresse. Quando falamos muito sem parar, os músculos podem ter lesões. Esse tipo de problema é muito comum em cantores, professores, atores, radialistas e operadores de telemarketing.

Quando estamos nervosos é comum a respiração acelerar e a voz ficar baixinha. Isso ocorre porque a tensão do corpo pode secar as glândulas salivares e sem umidade, as pregas não vibram direito.

Quando se preocupar com a rouquidão?

Nem sempre ficar sem voz é reflexo de falar demais ou consequência da gripe. Se você ficar sem voz por mais de 15 dias, isso pode indicar uma doença séria.

As lesões e infecções nas pregas vocais evoluem para calos, cistos, hemorragias e até tumores malignos, como o câncer na laringe. Também é comum a rouquidão pelo chamado refluxo gastroesofágico, o retorno do conteúdo do estômago para a boca.

O que funciona contra a rouquidão?

  • Não fale demais sem pausar;
  • Tome bastante água;
  • Quando tiver dor, utilize pastilhas;
  • Mantenha hábitos de higiene vocal;
  • Fale em um volume confortável;
  • Não "coce" a garganta com pigarros;
  • Evite consumir álcool, café e cigarros.

Fonte: Fonoaudióloga Sueli Yoko, especialista em serviço de fonoaudiologia e atendimento nas unidades de internação.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto indicava, incorretamente, que "tomar bebidas fortes, como conhaque", ajuda contra a rouquidão. No entanto, o consumo de álcool é prejudicial ao organismo e pode gerar dependência. Por isso, não deve ser usado para tratar problemas de saúde. Além disso, bebidas alcoólicas podem gerar complicações no aparelho vocal.