Hambúrguer é a comida mais pedida no delivery; como preparar um saudável?
Uma pesquisa divulgada nesta semana indicou que o hambúrguer é o prato mais pedido no Brasil, com média de mais de 583 mil pedidos por mês. Os dados são da plataforma Hubster, que gerencia aplicativos de entrega de comida.
O levantamento indicou que frango frito aparece na segunda posição, seguido por açaí, batata frita, sorvete, pizza e milk shake.
Resistir a um hambúrguer apetitoso é difícil, principalmente daquele restaurante favorito. Entretanto, tornar os pedidos de delivery um hábito traz riscos à saúde, sobretudo porque não dá para saber como a refeição foi feita e quais as porções de ingredientes usadas no preparo.
Se você tem tempo e gosta de cozinhar, que tal preparar um hambúrguer em casa? Abaixo, VivaBem reuniu dicas para ter atenção na hora de fazer o prato e torná-lo mais saudável.
Evite a carne ultraprocessada
O ideal é preparar o hambúrguer em casa (com carne moída, sal e temperos a gosto) ou optar pelas versões industrializadas saudáveis. Sim, atualmente é possível encontrar nos supermercados hambúrgueres prontos que são feitos só com carne e outros ingredientes naturais, sem conservantes e aditivos químicos (que detonam a saúde).
VivaBem pediu para um júri de nutricionistas avaliar as principais marcas e eleger quais são os melhores hambúrgueres do mercado.
Não exagere no óleo
Faça o hambúrguer grelhado em uma frigideira antiaderente, apenas com um fio de azeite de oliva —ou prepare o disco de carne sem óleo, na fritadeira a ar (air fryer), na churrasqueira elétrica ou no forno.
Reduza o carboidrato
Para não exagerar na ingestão do nutriente, coma apenas o lanche, sem batata frita. Outra sugestão é optar pela carne no prato sem o pão, servida com a batata ao lado, de preferência assada ou preparada na air fryer.
Adicione vegetais
Acrescente alface, pepino, rúcula e tomate no sanduíche. Maristela Strufaldi, nutricionista especializada em nutrição esportiva e obesidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), explicou no especial que as fibras presentes nos vegetais fazem com que os carboidratos do lanche (o pão) sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Assim, você evita um pico de insulina, hormônio que promove o acúmulo de gordura corporal.
Cuidado com os molhos
Tente não exagerar no queijo e use maionese light —ou, melhor ainda, aposte em molhos caseiros saudáveis (no nosso especial de hambúrgueres há várias receitas). Evite ou regule bem a quantidade de ketchup, pois a "receita tradicional" contém açúcar —procure versões sem esse ingrediente. Nossa colunista Taise Spolti ensinou como preparar em casa um ketchup picante saudável.
Pedir muito delivery faz mal à saúde?
Vivemos em um mundo imediatista, onde frequentemente estamos na correria, trabalhando, estudando e alegamos não ter tempo para cozinhar. Nesse sentido, os aplicativos de delivery de comida são uma mão na roda, mas não é uma das melhores opções para a saúde.
Veja 4 razões que tornam pedir comida frequentemente um hábito ruim:
1. Refeição menos nutritiva e mais calórica
Mesmo que você peça um frango grelhado com arroz, feijão e salada, em cozinhas profissionais, esses alimentos geralmente são preparados com muita gordura, sal e temperos prontos, para garantir mais sabor ao prato. Isso torna a refeição mais calórica e menos saudável.
2. Tentação para sair da dieta
As inúmeras ofertas de lanches, pizzas e outras fast-food nos aplicativos podem fazer com que você desista de pedir uma saladinha e opte por algo não saudável. Vez ou outra, não tem problema. Mas o consumo frequente de fast-food prejudica a saúde e o controle do peso.
3. Porções muito grandes
Combos por preços atrativos costumam incentivar o consumo de alimentos em maior quantidade. Quem tem compulsão, por exemplo, pode acabar comendo toda a batata frita, para não sobrar. Até mesmo pratos com "arroz e feijão" costumam ter porções muito maiores do que a que você costuma se servir em casa.
4. Cozinhar menos em casa
Obviamente, o delivery afasta você do fogão. Além de ser mais saudável preparar os alimentos na hora, cozinhar nos conecta com a comida, nos permite conhecer novos sabores, experimentar receitas. Isso nos aproxima dos alimentos saudáveis e faz com que seu consumo se torne prazeroso.
*Com informações de reportagens publicadas em 08/04/22 e 12/08/22.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.