Por que mão de fã do Coldplay ficou muito enrugada após 8 horas de chuva
Uma fã do Coldplay compartilhou no Twitter uma foto de sua mão completamente enrugada após a apresentação da banda no Rock in Rio, no último sábado (9).
Na postagem, Clarisse Saldanha conta que ficou cerca de oito horas na chuva durante os shows do festival. "O desespero foi real, mas faria tudo de novo, melhor dia da minha vida", escreveu.
"Eu fiquei das 20h até umas 3/4h ensopada na chuva e no frio, quando acabou o show, saímos da grade e a adrenalina baixou, passei mal e quase desmaiei, a equipe do Rock in Rio me levou pro ônibus num carrinho, aí quando olhei pra minha mão tava assim", explicou.
Ela também postou uma nova foto com a mão já normal, além de um vídeo em que aparece perto do palco, enquanto chove bastante.
Por que a mão enruga tanto?
A resposta para esse mecanismo está na composição da pele. O órgão possui diversas camadas que sempre se renovam e, na última, conhecida como epiderme, ficam concentradas células mortas, ricas em gordura e com grande quantidade de queratina. Ao ficarem expostas por muito tempo na água, essas substâncias vão se encharcando e desprendendo, provocando a aparência enrugada.
Em um estudo realizado na Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, os pesquisadores sugeriram um uso funcional para essa característica, afirmando que essa reação da pele é devido à evolução.
Os cientistas fizeram um experimento com alguns voluntários que tinham que pegar bolinhas de gude imersas em um balde d'água com uma mão e passá-las para a outra, com o intuito de colocá-las em outro local.
No final do experimento, os cientistas verificaram que os voluntários com os dedos enrugados completaram a prova mais rápido do que as pessoas que estavam com os dedos lisos e secos. Eles sugerem que ter os dedos enrugados facilita o manejo de objetos embaixo d'água, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos que procuravam alimento na natureza.
*Com informações de reportagem publicada em 20/07/21.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.