Beijar alguém com barba causa infecção na pele, como diz vídeo no TikTok?
No TikTok, sempre surgem tendências duvidosas e até mesmo perigosas, como tomar sol nas partes íntimas, prática que pode trazer riscos à saúde. No entanto, algumas informações circuladas por lá podem ser úteis se bem divulgadas.
Recentemente, uma médica compartilhou um vídeo no qual uma mulher aparece com lesões na região do queixo após beijar uma pessoa com barba. "Beijar alguém de barba pode, em raros casos, causar infecções de pele. Sabiam?", escreveu a dermatologista. A publicação viralizou na rede social e tem mais de 1.500 comentários.
Pode acontecer, mas é raro
E a afirmação é realmente verdadeira, segundo especialistas consultados por VivaBem, mas depende de alguns fatores, principalmente se há um corte, fissura ou alguma "porta de entrada" para bactérias. Um outro ponto é que a pessoa com barba precisa estar contaminada com o impetigo, condição citada no vídeo, que é causada por bactérias estafilococos e estreptococos.
"Como os adultos têm uma camada mais grossa, é difícil passar de uma pessoa para a outra, mas acontece. Isso tudo principalmente se a outra pessoa tiver algum corte ou machucado, por exemplo, no queixo, local que tem o contato direto com a barba, podendo assim se infectar", explica Geisa Costa, médica especialista em dermatologia pela PUC- Campinas (SP) e membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica.
Desta forma, o que pode ocorrer é uma infecção bacteriana secundária. Ainda de acordo com a médica, esses casos acontecem devido a uma queda no sistema imunológico, uso de lâminas de barbear velhas e, principalmente, em casos de ferimentos superficiais, como arranhões, cortes, espinhas, picadas de inseto e afins.
Outra situação que pode causar a infecção é o resultado da coceira que o atrito com a barba pode causar, deixando a pele mais passível para a entrada dessas bactérias, mas não necessariamente transmitidas pela barba. "Se essa pessoa estiver com a mão suja, por exemplo, isso pode causar uma infecção bacteriana. Não é comum, mas pode ocorrer", explica Fernanda Souza, dermatologista do Hospital Badim, no Rio.
Além disso, segundo Rafaella Caruso, dermatologista do Hospital Santa Catarina (SP), alguns tipos de pele mais sensíveis são mais suscetíveis a isso, como pessoas com dermatite atópica ou de contato, além da rosácea. "Essas peles têm mais facilidade em ter aberturas ou pequenas fissuras após atrito com a pele", afirma.
Como tratar?
Caruso explica ainda que, se houver apenas uma sensibilidade na região, é possível resolver o problema com hidratantes calmantes.
Agora, se aparecer algum machucado, crosta, casquinha (conforme o vídeo no TikTok mostra), é essencial ir ao dermatologista. Nesta situação, ele pode indicar o uso de antibiótico tópico (cremes) ou via oral —inclusive, a pessoa com a barba também deve tratar o problema.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.