Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Posso ter cistite mesmo usando camisinha em todas as relações sexuais?

Fernanda Garcia/UOL VivaBem
Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Daniel Navas

Colaboração para VivaBem

27/09/2022 04h00

Sim, pode acontecer. Durante a penetração —com ou sem preservativo— muitas bactérias vaginais acabam entrando na bexiga. Esses micro-organismos podem causar a cistite, que é uma inflamação no órgão responsável por armazenar a urina.

Por isso, é bastante indicado que as mulheres façam xixi logo após a transa. É um hábito muito saudável que ajuda a lavar a bexiga e a uretra, reduzindo o risco das infecções associadas à atividade sexual.

Além disso, é importante beber líquidos ao longo do dia. Isso faz com que aumente a frequência de idas ao banheiro para urinar, o que inibe a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que possam causar algum tipo de infecção.

Principais sintomas da cistite

- Ardência para urinar;

- Aumento da frequência para urinar (mais de 8 vezes ao dia);

- Eventual dor abdominal, sobretudo no baixo-ventre, na região suprapúbica, onde se localiza a bexiga;

- Urina com mau cheiro; sensação de não conseguir esvaziar a bexiga;

-Urina de aspecto turvo ou com sangue.

Como tratar

O principal tratamento para cistite é o uso de antibiótico —que só deve ser tomado com prescrição médica. O objetivo da terapia é acelerar a recuperação e evitar complicações, como a evolução da infecção para os rins, o que não é muito comum de acontecer. Geralmente, esse avanço da doença só ocorre se a pessoa não fizer o tratamento ou não segui-lo corretamente.

Vale reforçar que, apesar de não prevenir a cistite, o uso de preservativo é muito importante para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Fontes: Eduardo Carvalhal, chefe do serviço de urologia do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre; Gino Pigatto Filho, urologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba; Misael Wanderley Júnior, chefe da urologia e coordenador do programa de cirurgia robótica do Hospital Esperança Recife; e Tereza Cristina Monteiro de Melo Prazeres; médica urologista do HU-UFMA (Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão), vinculado à rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!