'Fede?': Juju Salimeni é questionada sobre cheiro do pum; o que causa odor?
A influenciadora Juju Salimeni, de 35 anos, recebeu uma pergunta inusitada nas redes sociais nesta quinta-feira (6). Um dos seguidores queria saber sobre o cheiro do pum dela.
"Seu peido fede?", perguntou um internauta. "Por conta dos suplementos", acrescentou.
Em resposta, Juju disse: "Pelo contrário! Eu só como peixe a arroz. Minha bufinha não tem cheiro nenhum e o Diogo tá de prova. Pode perguntar para ele".
Soltar pum é normal...
É importante lembrar que pum é algo normal e todo mundo solta —algumas pessoas menos, outras mais. Também chamados de flatos, daí o termo flatulência, eles se formam no aparelho digestivo e não necessariamente têm relação com uma má alimentação.
Feijão, leite, ervilha, brócolis, repolho, batata-doce, ovo, por exemplo, ao fermentarem no intestino podem provocá-los. O processo de fermentação ocorre para retirada das vitaminas e sais minerais dos alimentos.
"Os gases são produzidos pelas bactérias do intestino, sendo que a quantidade de fezes pode estar relacionada com a sua quantidade. Alguns alimentos produzem mais deles, em especial os que possuem fibras curtas, invisíveis a olho nu e que as bactérias gostam mais", explica Teng Chang Sing, cirurgião do aparelho digestivo e gastroenterologista pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
Por que alguns puns são tão fedidos?
A explicação para o odor ruim característico dos puns está nos alimentos que comemos, principalmente os gordurosos, que intensificam a quantidade de ácidos graxos, no tipo de flora bacteriana e também na produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino. Já sua intensificação pode ocorrer por causa da presença do sulfeto de hidrogênio.
Em 2016, um estudo da Universidade de Monash, de Melbourne, na Austrália, apresentado em uma conferência da Sociedade de Gastroenterologia daquele país apontou que a presença desse gás, cujo odor lembra o de ovos podres, está relacionada ao consumo de um aminoácido chamado cisteína (encontrado em carnes, lacticínios, ovos e outras proteínas) e que em excesso é capaz de aumenta-lo em até sete vezes no organismo.
"Isso explica porque os fisiculturistas, que consomem lotes de proteína em pó, são conhecidos por terem puns fedidos", explicou àquela altura a autora da pesquisa e gastroenterologista Chu Kion Yao.
Ainda de acordo com o mesmo estudo, dietas ricas em carboidratos e fibras também contribuem para a formação de puns fedorentos, mas não tanto quanto os advindos da proteína.
A explicação é que esses nutrientes aumentam a frequência de puns, que não ficam tão concentrados e potentes, e também porque as fibras naturalmente absorvem a água presente no intestino, o que dificulta a produção pelas bactérias do sulfeto de hidrogênio.
Dá para aliviar com medidas simples
"Normalmente a reorganização da alimentação já minimiza bastante as queixas. Existem medicamentos de venda livre, como a simeticona, que ajudam na eliminação de gases, mas não temos remédios que sejam usados para reduzir a produção. Caso os sintomas persistam, pode ser necessária a avaliação médica", explica Rodrigo Lima, mestre em saúde da família e diretor da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade).
Veja abaixo algumas dicas simples e caseiras que podem ajudar
- Beba água: ela ajuda no funcionamento intestinal;
- Coma devagar e, de preferência, sem falar, para evitar engolir ar;
- Massagem na barriga ajuda a eliminar os gases também em adultos;
- Pratique atividade física já que ela estimula o peristaltismo (movimento intestinal), e assim facilita na eliminação de gases;
- Evitar as gomas de mascar Coma gengibre: além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ele também estimula o esvaziamento gástrico, auxiliando na digestão e em inchaços no trato digestivo superior;
- Deixa as leguminosas de molho para eliminar os fitatos, um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo.
Vale um lembrete: os cuidados citados acima são paliativos. Se os incômodos persistirem, vá ao médico.
* Com informações de reportagens publicadas em 15/05/2020 e 26/11/2020.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.