Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher perde visão do olho esquerdo após tomar banho com lente de contato

Marie Mason, 54, sentia que algo estava preso em sua córnea - Reprodução/South West News Service
Marie Mason, 54, sentia que algo estava preso em sua córnea Imagem: Reprodução/South West News Service

De VivaBem*, em São Paulo

09/10/2022 14h13

Uma mulher de 54 anos ficou parcialmente cega depois de usar lentes de contato enquanto tomava banho. Em 2015, Marie Mason notou que havia algo errado no olho esquerdo: a britânica sentia que algo estava preso em sua córnea, a camada transparente que protege os olhos.

A partir daí, sua visão foi piorando, levando a mulher a procurar um oftalmologista. Foi quando os médicos descobriram que ela estava com ceratite, uma inflamação da córnea, causada por Acanthamoeba, um protozoário que fica na água.

O parasita é encontrado no solo, no mar, em rios e lagos, piscinas, hidromassagens e até em água encanada, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).

A doença provocada por ele geralmente se manifesta em indivíduos que usam lente de contato, pois ao expor o produto à água contaminada, a Acanthamoeba adere a ele e depois "passa" para a córnea —exatamente o que aconteceu com a britânica.

No entanto, o problema também pode ser causado por secura, lesão física ou química e micro-organismos como vírus, fungos e bactérias.

Como é o tratamento?

Com o tempo, o parasita foi fazendo com que a visão dela se deteriorasse dramaticamente. Depois de não conseguir tratar o problema por meio de vários medicamentos e transplantes de córnea, ela não teve escolha a não ser remover o olho —o que pode mesmo ser necessário.

Em muitos casos, ao descobrir o problema, a recomendação é o paciente utilizar colírios por até quatro meses. Há ainda a opção de realizar um procedimento chamado crioterapia, que tem o objetivo de congelar e matar o parasita.

Já em situações graves, caso da britânica, os médicos optam pelo transplante de córnea. No entanto, o problema pode passar para a córnea transplantada.

Marie Mason  - Reprodução/South West News Service - Reprodução/South West News Service
Imagem: Reprodução/South West News Service

"É muito difícil andar na rua quando você tem pessoas passando por você, e isso faz você pular um pouco porque você não espera", disse Mason ao South West News Service.

Ela acrescentou que "parou de dirigir bem no início da jornada porque não estava confortável com isso e não tenho confiança para voltar a isso".

"Fiz muitas visitas ao hospital, muitos colírios, muitas operações e procedimentos e muita dor", lamentou Mason, que tinha que se apresentar ao hospital três vezes por semana para examinar seus olhos.

Apesar dos obstáculos, Mason agora trabalha como assistente de administração para seu marido Jonathan, 50, e também é voluntária na igreja local.

Hoje, ela luta para que as empresas de lentes de contato coloquem avisos sobre a contaminação em seus produtos. "Gostaria apenas que os fabricantes colocassem mais advertências nas embalagens sobre água e lentes de contato. Eu só não quero que mais ninguém passe por isso realmente."

Como evitar o problema?

Apesar de rara, a ceratite provocada pela Acanthamoeba é considerada umas das mais graves infecções de olho. Para evitar o problema é importante seguir corretamente as instruções de uso das lentes de contato. Isto é:

  • Limpar as lentes corretamente e com produtos específicos após o uso;
  • Substituir as lentes no tempo indicado pelo fabricante;
  • Trocar o estojo das lentes pelo menos de três em três meses;
  • Evitar tomar banho ou entrar na água do mar, rios, lagos, piscinas e banheiras de hidromassagem com as lentes.

Quais sintomas?

Os sinais são leves no começo: incômodo no olho, inchaço e vermelhidão. No entanto, evoluem de forma gradual e piorando o quadro. A pessoa começa a ficar com dores fortes nos olhos que atingem a cabeça, pálpebra inchada e sensibilidade à luz.

O ideal é que o paciente procure o médico em no máximo três dias depois do surgimento dos primeiros sintomas, ou quando houver intolerância à lente de contato.

* Com informações de reportagem publicada em 24/06/2019.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!