Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é mal súbito, causa da morte de ator de 'Chocolate com Pimenta'?

Mário César Camargo morreu aos 75 anos - Estevam Avellar/TV Globo
Mário César Camargo morreu aos 75 anos Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

De VivaBem*, em São Paulo

12/10/2022 11h51

O ator Mário César Camargo morreu na última segunda-feira (10), aos 75 anos, em Belo Horizonte (MG). Ele sofreu um mal súbito, segundo informações da filha do ator, Laura, a Splash.

A família do artista, que ficou conhecido por atuar em diversas novelas como "Terra Nostra", "Coração de Estudante" e "Chocolate com Pimenta", informou que seu corpo será velado nesta quarta (12), no Teatro Marília — sua cidade natal, às 11h. O artista nasceu em Marília, interior de São Paulo, mas morava em Belo Horizonte desde 1988.

O que é mal súbito?

O problema nada mais é do que uma parada cardíaca, que pode ter diferentes causas. Ele é definido pela literatura médica como aquele quadro que acontece de repente, até uma hora dos primeiros sintomas ou 24 horas depois da última vez que a pessoa foi vista no exercício de suas atividades normais.

Alguns indivíduos morrem instantaneamente; outros falecem após a manifestação de alguns sinais. Porém, dependendo do caso e quando o paciente é socorrido rapidamente, pode se salvar.

Por que o mal súbito acontece?

Em 80% dos casos, a morte súbita está relacionada a doenças cardiológicas, seguidas de doenças neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda. Doenças herdadas e fatores genéticos também podem estar relacionados.

O mecanismo desse evento é o resultado de um distúrbio elétrico do coração (arritmia) que interrompe a função de bombeamento e, consequentemente, do fluxo sanguíneo para o corpo.

Causas cardiológicas mais comuns

Obstrução das artérias do coração: doença aterosclerótica coronariana, como a isquemia miocárdica e o infarto, especialmente após os 35-40 anos.

Doenças do músculo cardíaco: cardiopatia hipertrófica —doença genética em que o coração fica hipertrofiado, ou seja, aumenta sua espessura. Isso gera desarranjo muscular que propicia o surgimento de arritmias graves, especialmente durante a prática de atividade física. Geralmente acomete pacientes jovens, ou seja, abaixo dos 35 anos.

Distúrbios elétricos do coração: arritmias, o que inclui doenças dos canais iônicos, também chamadas de doenças de canais moleculares, que levam a anormalidades no funcionamento desses canais por onde passam esses íons (potássio e magnésio) - que tornam esses indivíduos mais vulneráveis às arritmias.

Causas neurológicas mais comuns

Crise convulsiva aguda: pode estar relacionada a doenças como a meningite e a epilepsia, ou mesmo um sangramento.

AVC hemorrágico: lesão do tecido cerebral provocado por uma hemorragia no interior do crânio.

AVC isquêmico: perda de fluxo transitório (ou permanente) na região cerebral, devido ao bloqueio do fornecimento de sangue e oxigênio. "Importante lembrar que o AVC está relacionado à arterosclerose. Assim como ocorre nos eventos cardiológicos, a depender da extensão da área cerebral infartada e da idade da pessoa, poderá ocorrer a morte súbita", destaca Carlos Alexandre Twardowschy, chefe da residência em neurologia da Faculdade de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Outras causas de morte súbita

  • Consumo de drogas
  • Doenças metabólicas, como o diabetes

Como reconhecer os sintomas

A morte súbita é o estágio final de uma série de situações que levam à parada cardíaca. Ela pode ser precedida dos seguintes sinais:

  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Fraqueza
  • Tonturas
  • Palpitações
  • Desmaio
  • Paralisia do rosto e da perna num dos lados do corpo (sinal de AVC)
  • Dificuldade para falar ou compreender a linguagem (sinal de AVC)
  • Perda ou obscurecimento da visão -- em um olho só (sinal de AVC)
  • Perda do equilíbrio ou coordenação (sinal de AVC)
  • Dor de cabeça intensa (sinal de AVC)

O que você pode fazer nessas horas?

Todos deveriam estar preparados para um evento como esse, porque a morte súbita pode ocorrer em qualquer lugar —desde um supermercado ou parque até em um encontro familiar. Por isso, fique atento ao passo a passo do socorro possível:

  1. Mantenha a calma ao ver pessoal tendo o mal súbito;
  2. Peça para alguém acionar imediatamente o serviço do SAMU (192);
  3. Ordene que alguém busque um desfibrilador (aparelho que libera uma descarga elétrica que faz o coração voltar ao normal. Ele funciona como um reset, isto é, "reinicia" o coração);
  4. Enquanto o desfibrilador não chega, inicie as compressões torácicas (massagem cardíaca), comprimindo forte e rapidamente. Isso garante a circulação do sangue e mantém a pessoa viva até a chegada do desfibrilador;
  5. Quando o desfibrilador chegar, utilize o aparelho conforme as instruções de uso, até o SAMU chegar.

* Com informações de reportagem publicada em 08/10/2019.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!