Lavar vulva com sabonete de glicerina é a melhor opção?
Uma publicação sobre higiene íntima feminina repercutiu no Twitter no início desta semana. "Melhor coisa que eu fiz na vida foi ter começado a usar sabonete de glicerina pra vulva. Sério", escreveu uma estudante de medicina na postagem, que já acumula 13,5 mil curtidas na rede social.
Nos comentários, algumas mulheres compartilharam que preferem usar apenas água para lavar a região. Outras disseram que usam o sabonete comum, por exemplo. Mas, afinal, existe uma maneira ideal de higienizar a vulva?
Como fazer a higiene íntima feminina
Antes de entender a discussão sobre os sabonetes, vale ressaltar que a vagina (parte interna da genitália feminina) nunca deve ser higienizada —ela já tem um mecanismo autolimpante. Somente a região externa, a chamada vulva, deve ser higienizada.
A limpeza deve ser feita com movimentos leves, com os dedos. Além disso, é necessário se atentar às dobras, que podem acumular secreções.
A mulher deve sempre lavar no sentido da frente para trás, a fim de evitar trazer bactérias da região anal para a vulva.
Também é importante deixar a genitália feminina bem arejada, não usar roupas muito justas que gerem atritos e, sempre que possível, dormir sem roupa íntima.
É recomendado fazer a higienização da vulva após todas as relações sexuais.
Pode lavar a vulva com sabonete?
Enquanto alguns ginecologistas indicam o uso de sabonetes para higienizar a região, outros afirmam que limpar a vulva com água já é suficiente.
Segundo Rubens Gonçalves Filho, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein, não é necessário sabonete algum para higienizar a vagina. "Só limpar com água é o suficiente", diz.
Já Flávia Fairbanks, ginecologista, obstetra e coordenadora do ProSex do Hospital das Clínicas de São Paulo, acredita que o sabão é importante, pois ele é capaz de dissolver um pouco das partículas de gorduras, próprias das glândulas sebáceas da parte íntima da mulher.
"Água e sabão é a recomendação universal para cuidar da região. Sendo que o sabão líquido é mais higiênico do que o em barra e o suprassumo é o sabonete de glicerina, que também é recomendado para os bebês. Como a pele da vulva e da vagina são tão sensíveis quanto o das crianças, esse é o método mais adequado", afirma a médica.
Se for usar sabonetes, invista naqueles que não alteram o pH da vagina
Caso você opte pela compra de sabonetes para higienizar a vulva, saiba que o tipo comum não é recomendado. Isso porque a região interna da genitália é revestida por uma mucosa delicada e contém uma microbiota de bactérias e fungos que são fundamentais para a saúde íntima. Enquanto essa microbiota possui um PH mais ácido, o sabonete comum tem um pH mais básico.
Por isso, o sabonete comum pode alterar o equilíbrio desses microorganismos, isto é, tirar a flora normal, e aumentar o risco de infecções. Além disso, pode irritar a mucosa e a pele da região.
Se a mulher não tiver nenhuma infecção vaginal, os produtos considerados mais apropriados são aqueles que têm o pH neutro. E é aí que entram os sabonetes glicerinados: a opção é considerada a mais adequada justamente porque possui um pH mais neutro, o que favorece a saúde da vagina.
É importante que o sabonete tenha baixa ação detergente, para evitar remover a proteção natural da pele, e sem ação antibacteriana —a fim de não prejudicar a microbiota da região íntima. Para evitar compartilhamento, dê preferência aos produtos líquidos.
Produtos para experimentar
Sabonete líquido íntimo (250 ml) - Nivea
Sabonete líquido íntimo (400 ml) -Dermacyd
Sabonete líquido íntimo (200 ml) - Intimus
Kit com 2 sabonetes íntimos (200 ml cada) - Lucretin
Sabonete líquido íntimo (200 ml) - Protex
A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.
*Com informações de reportagens publicadas em 09/03/2018 e 11/09/2022.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.