Topo

Cabelo de modelo ucraniana mede 1,80 m; veja alimentos bons para os fios

Alla Perkova, 39, cortou o cabelo duas vezes na vida: aos 2 e 12 anos - Reprodução/Instagram
Alla Perkova, 39, cortou o cabelo duas vezes na vida: aos 2 e 12 anos Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

23/10/2022 17h37

A modelo Alla Perkova, 39, é conhecida como "Rapunzel ucraniana" nas redes sociais, já que seu cabelo mede 1,80 m.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Star, ela contou que vai cortar os fios pela terceira vez na vida, para não pisar neles ao andar. Alla também está grávida e teme que o volume de cabelo incomode o bebê de alguma forma quando ele nascer.

A ucraniana disse que o segredo para manter os fios é uma combinação de: genética, boa alimentação e cuidado ao penteá-los. "Meu cabelo é brilhante e saudável porque tenho uma boa genética e uma saúde excelente. Nunca sigo uma dieta", afirmou. "Eu não pinto meu cabelo com nenhuma tinta. Eu penteio suavemente e devagar. E não faço ou uso nada de especial."

A mãe de Alla, Maria, 80, também aparece em fotos com a filha e impressiona com o cabelo na altura da cintura. A genética realmente pode influenciar a estrutura capilar, inclusive em caso dela ser fragilizada, por isso a dica é sempre ir ao dermatologista investigar as causas.

Problemas nas saúdes física e emocional também comprometem os fios, causando queda, caspa, oleosidade, por exemplo. Uma das dicas para cuidar dos cabelos é manter a alimentação saudável, porque cada fio é composto por células que contêm uma proteína chamada queratina. Essas células precisam ser nutridas constantemente com minerais e vitaminas. Veja abaixo oito alimentos que ajudam a saúde capilar e dicas de quais evitar.

Ovos

Consumir ovos regularmente ajuda a manter a saúde dos fios. Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Mas ingeri-lo também é benéfico: o alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro.

Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína ajuda para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.

Leite

A bebida fornece vitaminas A B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas para quem consome regularmente. Por isso, o leite pode evitar a queda dos fios devido às deficiências vitamínicas desses nutrientes. Além disso, possui cálcio e a falta desse mineral deixa os fios mais quebradiços e finos.

Espinafre

O espinafre possui grandes quantidades de ferro, um mineral importante para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue. Dessa forma, o oxigênio chega mais rapidamente às raízes capilares, o que torna os fios mais espessos e fortes, já que o vegetal tem nutrientes benéficos como folato, ferro e vitaminas A e C.

A vitamina A estimula as glândulas da pele a produzir sebo, que ajuda a hidratar o couro cabeludo e mantê-lo saudável.

Peixes

Incluir os peixes na dieta ajuda a prevenir o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Além disso, os fios ficam mais saudáveis, fortes e crescem mais rapidamente devido à presença da vitamina B1, que melhora a circulação da região capilar.

O alimento ainda tem proteína, ferro, vitamina B12, ômega 3, cálcio e fósforo, que contribuem para acelerar o crescimento e dão mais oxigênio para o couro cabeludo. A dicar é optar por salmão, atum e sardinha para ter fios mais brilhantes e fortes.

Batata-doce

Comer batata-doce ajuda na saúde dos cabelos, pois ela fornece um carboidrato de qualidade e ainda estoques de vitamina C e de biotina, micronutriente que participa da formação dos fios de cabelo. O alimento também tem vitamina A, que ajuda a manter a saúde do cabelo e a acelerar o crescimento.

Feijão

Por ser rico em ferro, o feijão é um dos alimentos capazes de evitar a anemia e garantir cabelos mais saudáveis. A leguminosa também é uma excelente fonte de zinco, o que auxilia no crescimento do cabelo. O feijão ainda fornece aminoácidos essenciais para a formação dos fios.

Carne vermelha

A carne vermelha possui altos níveis de aminoácidos e ferro. E por ter vitamina B, que atua como coadjuvante na formação de queratina, o alimento é uma excelente opção para manter os fios mais fortes. Mas a carne vermelha deve ser consumida com moderação: em excesso pode gerar radicais livres, o que prejudica a pele e os fios. E escolha os cortes mais magros, sem muita gordura.

Abacate

A fruta é uma excelente fonte de gordura boa para o organismo. Consumir abacate promove o crescimento do cabelo devido à presença de vitamina E, que protege algumas áreas da pele, como o couro cabeludo, do estresse oxidativo do organismo. Isso dá aos fios mais força e brilho.

*Com informações de reportagem publicada em 14/06/19.