Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tumor que mais mata no país: 85% desconhecem gravidade do câncer de pulmão

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

29/10/2022 14h07

O câncer de pulmão é o que mais provoca mortes no Brasil. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2020, a doença tirou a vida de 28.618 homens e mulheres —uma taxa de morte alta quando comparada ao número de diagnósticos da doença: 30 mil novos casos ao ano.

Apesar da severidade do tumor, 85% dos brasileiros desconhecem sua gravidade e boa parte também não sabe quais são os fatores de riscos e sintomas do câncer de pulmão, segundo pesquisa encomendada pela AstraZeneca e divulgada no lançamento da campanha " Cuide-se Hoje".

A ação tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, já que 85% dos casos são descobertos tardiamente, o que reduz significativamente a chance de remissão ("cura") da doença e o tempo de vida do paciente.

Quando o tumor é identificado em estágio avançado, apenas 18% das pessoas sobrevivem por 5 anos ou mais. Já se o câncer de pulmão for diagnosticado em estágio inicial, a taxa de sobrevida em cinco anos sobe significativamente, alcançando 56%.

Cigarro é principal causa

Na pesquisa, realizada com 2.179 pessoas de seis países da América Latina (sendo 518 em nosso país), os brasileiros foram os que mais demonstraram conhecer as causas do câncer de pulmão, que tem como principais fatores de risco o consumo de cigarros (inclusive os eletrônicos) e outros produtos de tabaco.

Mas é importante saber que 15% dos pacientes com o tumor nunca fumaram, e sedentarismo, má alimentação, exposição à agente químicos, poluição e fatores genéticos também são associados à doença.

Doença silenciosa

Boa parte dos brasileiros desconhece os sintomas do câncer de pulmão. Na pesquisa, ao serem questionados sobre os sinais da doença, 55% citaram problemas respiratórios; 45% problemas pulmonares; 17% diferentes tipos de dor (ao tossir, respirar, nas costas, no peito); 15% fadiga e 3% perda de peso —a soma das respostas ultrapassa os 100% pois as pessoas podiam dizer mais de um sintoma.

Os sinais mais frequentes do tumor são:

  • Tosse persistente
  • Escarro com sangue
  • Dor no peito
  • Rouquidão
  • Falta de ar
  • Perda de peso e de apetite
  • Pneumonia recorrente ou bronquite
  • Sentir-se cansado ou fraco
  • Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns.

Embora seja importante ficar atento aos sintomas comuns da doença (veja lista abaixo), o câncer de pulmão é silencioso e muitas vezes o paciente só apresenta sinais quando o problema já está avançado.

A detecção precoce do tumor pode ser feita com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos e radiológicos em pacientes com sinais sugestivos da doença. O rastreamento também é indicado em pessoas que não apresentam sintomas mas têm maior risco de desenvolver o câncer, como quem fuma ao menos um maço de cigarro por dia há 30 ano sou mais.

Seja você fumante ou não, procure o médico o quanto antes ao apresentar qualquer um dos sintomas.

Com informações do Inca (Instituto Nacional de Câncer); da Johns Hopkins University (EUA) e de reportagem publicada no VivaBem.