Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Priapismo: problema que personagem de DG tem gera ereções involuntárias

Douglas Silva interpreta Oberdan em "Todas as Flores" - Reprodução;
Douglas Silva interpreta Oberdan em 'Todas as Flores' Imagem: Reprodução;

Do VivaBem, em São Paulo

30/10/2022 15h23

Na novela "Todas as Flores" (Globo), o personagem Oberdan, interpretado pelo ator Douglas Silva, o DG, tem uma disfunção que pode ser desconhecida para muita gente: o priapismo.

A condição gera ereções prolongadas do pênis, em muitos casos sem qualquer estímulo sexual, que podem danificar os tecidos dos órgãos, levando à disfunção erétil e até necrose do membro.

Em reportagem do VivaBem, o urologista Ubirajara Barroso Júnior, coordenador de urologia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e membro titular da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), explicou que as ereções prolongadas podem ser dolorosas e ocorrem por uma dificuldade no retorno do sangue que entra no pênis.

Traumas (pancadas) no órgão sexual e na medula espinhal; uso de certos medicamentos (como alguns antipsicóticos); tratamentos para disfunção erétil; e consumo de drogas e álcool podem induzir ao priapismo.

A condição também está associada a alguns problemas hematológicos (doenças no sangue), como anemia falciforme (o mais comum), talassemia, leucemia linfoblástica aguda e leucemia mieloide crônica.

Na anemia falciforme, "defeitos" nas hemácias impedem que as células sanguíneas se moldem ao passar por pequenos vasos, causando aglomerações que podem obstruir o fluxo do sangue. Quando o bloqueio ocorre no pênis ereto, provoca o priapismo.

Segundo o site do Dr. Jairo Bouer, o homem deve procurar ajuda médica se tiver ereções dolorosas sem estimulação sexual ou que durem mais de quatro horas.

Se o priapismo ocorrer após o sexo, para tentar aliviar a ereção que permanece algum tempo depois de ejacular, a pessoa pode urinar, tomar banho quente, beber água e até fazer exercícios leves —e se o pênis não baixar em até quatro horas, repetimos, vá ao médico.

O tratamento do priapismo é feito com remédios para controlar a dor; injeções de medicamentos no pênis para melhorar a circulação sanguínea; e drenagem do excesso de sangue no membro com o uso de uma agulha cirúrgica.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!