Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Dwayne Johnson mostra veias saltadas na perna; por que elas aparecem?

Ator Dwayne Johnson exibe veias saltadas após treino de pernas - Reprodução/Instagram
Ator Dwayne Johnson exibe veias saltadas após treino de pernas Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para VivaBem*

01/11/2022 14h35

O ator Dwayne Johnson, conhecido como The Rock, publicou uma foto em seu Instagram, nesta terça-feira (1), que deixou seus fãs impressionados. Na academia, ele aparece no post com os músculos das pernas bem definidos e as veias saltadas.

A vasodilatação, nome técnico para as veias saltadas, pode parece algo perigoso, mas é um fenômeno comum em quem malha bastante. Nomes como Gracyanne Barbosa, Fábio Assunção e outros fãs de musculação já exibiram veias salientes em braços e pernas pelas redes.

Exercícios de força exigem que um maior volume de sangue seja direcionado para a região trabalhada, para garantir que não falte combustível para os músculos na hora do movimento.

"Durante o treino, o fluxo sanguíneo aumenta e o sangue corre pelas artérias mais profundas, que em geral não são visíveis, e retorna pelos sistemas profundo e superficial das veias. Este último é mais próximo à pele, o que torna as veias evidentes", explica Mateus Saito, médico do Instituto Vita, ortopedista e professor da USP (Universidade de São Paulo).

Uma vez dilatados, os vasos podem continuar em evidência por tempo indeterminado, dependendo do organismo de cada um, mesmo depois que a prática de exercícios tiver terminado. Em algumas pessoas, a dilatação pode desaparecer logo após o treino ou depois de 24 horas, mas também é possível que as veias fiquem em evidência por mais de um mês, explica o ortopedista.

Pode ser perigoso?

No caso de quem pratica exercícios físicos regulares, principalmente a musculação, não. Especialmente para quem tem uma baixa taxa de gordura corporal, como é o caso do The Rock e de outros fisiculturistas, é comum que apareçam essas veias saltadas bem próximas à pele logo após o treino. Saito explica que o fenômeno também pode acontecer em pessoas com quantidade não tão baixa de gordura, mas que possuam veias mais superficiais.

Porém, se os vasos sanguíneos permanecerem saltados por um longo período ou se ocorrer dor, pode ser um indicativo de que algo está impedindo o processo normal do fluxo de sangue.

"Se a pessoa [mulheres, principalmente] é sedentária, fuma, toma pílulas anticoncepcionais e tem vasos salientes, pode ser sinal de alguma patologia, como as varizes. Nesse caso, é indicado procurar um cirurgião vascular", explica Samir Salim Daher, diretor do departamento de medicina esportiva do Clube Pinheiros, em São Paulo.

*Com informações de reportagens publicadas em 18/08/2022 e 20/02/2021.