Quais são as indicações para a cirurgia bariátrica, que Jojo Todynho fará?
A cantora Jojo Todynho, 25, fará cirurgia bariátrica, realizada no estômago, intestino ou em ambos (trato digestório) para o controle da obesidade.
A assessoria da artista confirmou o procedimento à Splash após ela postar foto na manhã desta segunda-feira (7) em uma clínica especializada em cirurgias do aparelho digestivo e obesidade.
"Hoje, eu estou dando um novo rumo à minha vida, com a certeza que tudo agora mudará e eu estou preparada. Por isso falo com vocês: faça tudo o que você quiser, quando esse desejo partir de você e não por pressão alheia", escreveu na foto.
A cirurgia bariátrica costuma ser a última opção para tratar a obesidade após o tratamento clínico de qualidade para a perda de peso. Em março do ano passado, a própria Jojo colocou um balão gástrico no estômago, que tirou após ela perder 14 quilos.
No Brasil, a indicação da cirurgia bariátrica é regulamentada pela Portaria 424, de 19 de março de 2013, do Ministério da Saúde, que estabelece que os pacientes devem:
- Ter IMC acima de 40 kg/m2;
- Ter IMC acima de 35 kg/m2 --desde que tenha doenças associadas como diabetes, hipertensão, apneia do sono, doenças articulares degenerativas, sem sucesso de tratamento clínico prévio por pelo menos dois anos;
- Ser maior de 16 anos;
- Possuir capacidade cognitiva para entender o procedimento;
- Ausência de psicopatias (dependência química, alcoolismo e esquizofrenia, por exemplo).
Já a cirurgia metabólica é uma modalidade indicada para quem tem diabetes tipo 2 e obesidade. O procedimento era considerado experimental no Brasil, até que a Resolução 2.172/2017 do CFM (Conselho Federal de Medicina) reconheceu a prática como opção de tratamento para pessoas com IMC entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2, medida que deve ser validada por dois endocrinologistas.
Estes pacientes devem ter idade entre 30 e 70 anos, não ter apresentado resposta a tratamento clínico convencional anterior, nem ter diagnóstico de psicopatias graves.
Quais são as contraindicações da bariátrica?
Embora não existam contraindicações absolutas, a endocrinologista Jacira Caracik, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia - regional São Paulo, afirma que é preciso analisar cada paciente de forma personalizada —inclusive, o laudo psicológico é obrigatório para a realização do procedimento.
Para além da presença de quadros graves de doenças cardiovasculares, pulmonares, bem como tratamento de câncer ativo, osteoporose e até doença de Crohn, o alcoolismo é uma preocupação. Como é esperado que no pós-operatório haja maior dificuldade para engolir alimentos sólidos, sentir-se mais confortável ao beber líquidos poderia facilitar o uso do álcool.
Caracik destaca outra contraindicação: a falta de dentes. "Quando o paciente não consegue mastigar direito, o pós-operatório é mais difícil. Ao engolir pedaços grandes de alimento, há maior risco de obstrução e dor aguda, que só seriam solucionados por meio de uma endoscopia", completa a médica.
*Com informações de reportagem publicada em 02/11/21.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.