O que é nódulo na fossa nasal, que Gal retirou e a fez pausar shows
Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos, as causas exatas de sua morte ainda não são conhecidas, mas a cantora estava afastada dos palcos desde setembro, quando precisou retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Ainda não se sabe se a morte tem relação com essa cirurgia e é bem provável que não, já que é bem raro que esse tipo de procedimento leve a óbito, segundo explica Jamal Azzam, médico otorrinolaringologista e membro titular da Aborl-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial).
Nódulo nasal, como esse que Gal Costa precisou retirar, é o nome dado a qualquer tipo de crescimento anormal de algum tecido dentro do nariz. "Pode ser um pólipo, como se fosse um caroço dentro do nariz, pode ser um tumor benigno ou maligno, ou pode ser um crescimento anormal das conchas nasais, que são carnes internas do nariz que, quando crescem exageradamente, causam problemas de obstrução", explica Azzam.
Esses nódulos podem tampar a respiração, o que no caso de uma cantora profissional como Gal Costa é um problema e pode causar até alterações no timbre de voz. "Mas dificilmente isso causaria sua morte", alerta Azzam. Além disso, a cirurgia já faz algum tempo e não tivemos notícias anteriores de complicações.
Pessoas com esse tipo de nódulo têm dificuldade para puxar o ar pelo nariz e, por isso, é necessário acompanhamento de um especialista para fazer a retirada.
Outra complicação possível é o entupimento dos canais do seio da face, que pode levar a sinusite, o que também compromete a voz e pode dar mal-estar e febre.
Como identificar um nódulo nasal?
O maior sinal de um possível nódulo é a obstrução respiratória constante de apenas uma das narinas. "Se você estiver com o nariz entupido de um lado só, por mais de uma semana, é bom ir ao médico", alerta Azzam. O profissional indicado é o otorrinolaringologista.
Só cuidado para não se preocupar à toa: o entupimento é bem diferente daquele provocado pela rinite, por exemplo, que é esporádico e acontece cada vez em uma narina, umas horas mais e outras menos. No caso de um nódulo, esse entupimento será constante e em uma única narina.
Sintomas como dor na face, mal cheiro no nariz e sangramentos no nariz também devem ligar o alerta, alerta o otorrinolaringologista Renato Roithmann, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
O tratamento, na maior parte das vezes, é cirúrgico, porque os nódulos são lesões anormais. Eles são considerados tumores, que podem ser benignos ou malignos, então é preciso retirar o material e enviar para análise. Algum exame de imagem também pode ser necessário.
As causas desse tipo de nódulo não são definidas e não costuma haver relação com o histórico familiar envolvida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.