Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é falência múltipla de órgãos, causa da morte de ex-lutador do UFC?

O norte-americano, que morreu aos ontem (13) aos 38 anos, teve duas passagens pelo UFC - Reprodução/Bellatur MMA
O norte-americano, que morreu aos ontem (13) aos 38 anos, teve duas passagens pelo UFC Imagem: Reprodução/Bellatur MMA

Do VivaBem, em São Paulo

14/11/2022 15h30

Anthony Johnson, ex-lutador norte-americano do UFC, morreu ontem (13) aos 38 anos de falência múltipla dos órgãos. Diego Ribas, colunista do UOL Esporte, informou que o atleta estava com a saúde fragilizada nos últimos meses, mas amigos e familiares mantinham a informação em sigilo.

A falência múltipla dos órgãos causa um efeito em cascata no organismo. Primeiro, há comprometimento de um órgão, que afeta as demais funções do corpo e, por consequência, leva à falência secundária e gradual de outros órgãos.

"Dá a impressão de que 'desliga o motor e apaga tudo', mas não são todos os órgãos que param ao mesmo todo", explica o médico e cardiologista Edmo Atique Gabriel, colunista de VivaBem.

A falência múltipla é um processo delicado, que geralmente coincide com o momento da morte. Em média, o quadro sistêmico leva de 24 a 48 horas, explica Atique Gabriel.

É mais difícil reverter o estado de saúde quando o problema atinge os órgãos secundários. Por isso, é importante controlar o quadro quando o primeiro órgão dá sinais de que pode falhar.

Insuficiência em órgãos nobres

Os quadros de falência múltipla normalmente começam pelos órgãos "nobres"—cérebro, pulmões, coração, rins e fígado. Segundo Atique Gabriel, os últimos três são os mais comuns.

Casos agudos de insuficiência cardíaca, renal e hepática são alertas para problemas secundários.

"Quando o coração entra em falência, há redução de fluxo sanguíneo para todo o organismo. É uma falência que, secundariamente, gera consequências para os outros órgãos", descreve o cardiologista. O processo é semelhante quando pulmões, rins e fígado falham primeiro.

No caso do fígado, é comum que o órgão pare por causa de intoxicação provocada por substâncias e medicamentos, causando uma sequência de disfunções no organismo.

Lesão por traumas

Segundo Edmo Atique Gabriel, a falência múltipla de órgãos causada por traumas repetidos é uma possibilidade para os lutadores. No entanto, não há confirmação do que pode ter acontecido com Anthony Johnson.

"Todo lutador está sujeito a traumas fechados [diferentes de perfuração, facada, tiro]. Essas lesões cumulativas em áreas traumáticas que se somam em órgãos nobres, podem causar insuficiência e, depois, a falência múltipla", comenta o colunista de VivaBem.