Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é síndrome edemigênica, que fez Erasmo Carlos ser internado há 1 mês

Guto Costa/Divulgação
Imagem: Guto Costa/Divulgação

De VivaBem, em São Paulo

22/11/2022 15h08

Morreu nesta terça-feira (22) o cantor Erasmo Carlos, aos 81 anos. A informação foi confirmada pela gravadora dele, a Som Livre. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Em agosto, Erasmo teve covid-19 e passou oito dias no hospital para tratar a doença. No mês passado, o artista ficou internado por uma síndrome edemigênica, que ocorre quando há um excesso de líquido nos tecidos do corpo humano —o edema. Dois dias depois, ele recebeu alta.

"A síndrome pode ser provocada pelo mau funcionamento dos órgãos, como rins, fígado e até o coração", explica Fabio Rossi, cirurgião vascular e presidente da SBACV-SP (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, da Regional de São Paulo).

Ainda segundo o médico, há uma outra causa comum que pode gerar a síndrome, que é quando o edema atinge a parte de baixo da barriga e da pelve, afetando os membros inferiores, causando uma trombose —quadro caracterizado pela presença de um coágulo em um vaso sanguíneo (veia ou artéria).

"Não é incomum, em situações como essa, que esse coágulo se solte e vá para o pulmão, que é um processo conhecido como embolia pulmonar, que pode levar à morte súbita", esclarece Rossi.

Existe tratamento?

Para tratar o problema é preciso, primeiro, identificar a causa, ou seja, qual órgão ocasionou a síndrome edemigênica. "Nem sempre é fácil fazer o diagnóstico, pois a insuficiência de um órgão pode influenciar outros", explica.

Se a causa for uma trombose, por exemplo, o médico diz que é possível utilizar um anticoagulante e outras técnicas de cateterismo. "Se a causa é renal, em uma fase mais grave, pode ser necessária a realização de hemodiálise."

Síndrome tem relação com a problema no coração?

Ausonius Sawczuk, cardiologista do Hospital Albert Sabin, explica que a anomalia rara que Erasmo tinha pode, sim, ter relação com a síndrome edemigênica.

"É importante ressaltar que não fui médico do cantor nem participei das decisões terapêuticas, mas uma insuficiência cardíaca causada por uma frequência cardíaca baixa [hipersensibilidade na carótida] pode levar ao acúmulo exagerado de líquido, causando o edema", explica. "Isso poderia resultar em uma pneumonia, por exemplo", diz.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem, com muitas dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor, além de poder ver a newsletter de VivaBem em seu celular!