Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Luis Roberto é afastado da Copa por causa de rouquidão; como é tratamento?

Luis Roberto narrou abertura da Copa do Mundo de 2022 na Globo - Reprodução/TV Globo
Luis Roberto narrou abertura da Copa do Mundo de 2022 na Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

De VivaBem*, em São Paulo

23/11/2022 13h05

O narrador Luis Roberto será poupado, nos próximos dias, das transmissões da Copa do Mundo na Globo. A decisão surgiu após o locutor acompanhar o jogo da França e Austrália e ficar com a voz rouca durante toda a partida. Por isso, a emissora mexeu na escala dos jogos desta quarta-feira (23).

Luis Roberto desenvolveu um quadro de sinusite por causa das mudanças bruscas de temperatura e do clima seco no Qatar. "O narrador já está medicado e vai se poupar nos próximos dias para se recuperar completamente", disse a Globo.

A rouquidão —ou disfonia, termo técnico utilizado pelos médicos— pode acometer 3 em cada 10 adultos ao longo da vida, e até se manifestar na infância. Seja ela temporária ou permanente, o sintoma pode dificultar a comunicação e reduzir a qualidade de vida.

Entre as causas, além da sinusite, estão desde uma simples inflamação da laringe até o câncer, e algumas delas são mais frequentes entre as mulheres, como os nódulos vocais.

Como é feito o tratamento?

O objetivo dele é recuperar a normalidade da voz. Mas a recuperação vai depender da causa da rouquidão. Como regra geral, quando o sintoma decorre de alguma doença de base, como sinusite, refluxo gastroesofágico ou laringofaríngeo, essas enfermidades devem ser devidamente tratadas.

No caso do narrador, o tratamento para sinusite dependerá da causa e do tipo, mas a lavagem nasal diária é medida essencial, considerada de primeira linha junto à terapia com remédios.

Quando a sinusite for do tipo alérgica, o médico tem à sua disposição medicamentos antialérgicos nasais e sistêmicos. Já nos casos virais, ele poderá sugerir o uso de anti-inflamatório, soro nasal, fluidificantes, bem como o aumento da ingestão de líquidos e repouso.

Na hipótese em que a sinusite é bacteriana, a solução é o antibiótico, associado a alguns dos medicamentos acima descritos. Além disso, quando se trata de sinusite crônica ou fúngica, é comum que o tratamento seja associado a procedimentos cirúrgicos.

Já para a rouquidão, há condutas terapêuticas que, eventualmente, também poderão incluir a indicação de medicamentos específicos:

  • Laringite aguda - a indicação é o repouso vocal, boa hidratação. Por vezes pode ser associada à terapia de voz (fonoterapia);
  • Lesões não cancerosas - fonoterapia para aprendizado do uso da voz, hidratação adequada. Em algumas situações, indica-se cirurgia;
  • Lesões cancerosas ou pré-cancerosas - cirurgia. Em algumas situações, quimioterapia e radioterapia;
  • Doenças neurológicas - fonoterapia, e dependendo do quadro clínico pode ser indicado aplicação de toxina botulínica;
  • "Hematomas" locais - na maioria dos casos, a indicação é o repouso da voz.

Quando é a hora de procurar o médico?

Muitos episódios de rouquidão passam sozinhos sem causar prejuízo algum. Mas os especialistas advertem que toda alteração da voz deve ser avaliada por um médico, especialmente quando ela dura por 14 dias ou mais, e tal mudança não esteja associada a gripe ou resfriado.

O otorrinolaringologista Gustavo Polacow Korn, professor e chefe do Ambulatório de Voz Profissional da EPM-Unifesp fala que observar esse sintoma e ignorá-lo é preocupante porque o câncer de laringe, na sua fase inicial, pode ter como único sintoma essa alteração vocal.

"A demora da tomada de uma providência pode resultar na evolução para um quadro mais complexo, enquanto a consulta e o diagnóstico precoces aumentariam as chances de cura, que são enormes", completa.

Outros sinais de alerta podem ser a dificuldade de engolir ou respirar, sangramentos ou a perda total da voz nesse período de tempo.

Para avaliação de todos esses sintomas, o ideal é procurar o otorrinolaringologista, o cirurgião de cabeça e pescoço ou outro médico que possa examinar a laringe.

Dá para prevenir?

Sim. Boa parte das causas que dão origem ao problema pode ser prevenida por meio de práticas simples como a boa hidratação e a adoção de mudanças no estilo de vida. A ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz) sugere que você adote as seguintes medidas:

  • Mantenha-se hidratado com bebidas frescas ou em temperatura ambiente;
  • Evite o tabaco (inclusive o fumo passivo);
  • Use microfones ou megafones para não forçar a voz, caso tenha de falar em ambientes grandes e ruidosos;
  • Evite gritar ou sussurrar. Isso evita a fadiga, o esforço e abuso vocais;
  • Adote o uso de umidificador em ambientes secos ou áridos;
  • Reduza o consumo excessivo de álcool (vinho, cerveja etc.) ou bebidas à base de cafeína (café, gaseificados);
  • Evite limpar a garganta (pigarrear) ou tossir em excesso;
  • Use de forma racional medicamentos como anti-histamínicos e diuréticos;
  • Acostume-se a falar pausadamente;
  • Recuse alimentos que causem azia ou má digestão;
  • Prefira ambientes livres de poeira, mofo ou cheiros fortes;
  • Tenha hábitos de sono saudáveis.

* Com informações de reportagens publicadas em 07/01/2020 e 13/07/2021.