Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Masturbar-se antes do jogo, como sugeriu esposa de atleta, melhora atuação?

Rui Patrício, goleiro da seleção portuguesa, com sua mulher Vera Ribeiro - Reprodução/Instagram
Rui Patrício, goleiro da seleção portuguesa, com sua mulher Vera Ribeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem*, em São Paulo

07/12/2022 19h57

A esposa do goleiro Rui Patrício, de Portugal, é terapeuta sexual e deu um conselho inusitado para a seleção melhorar o desempenho na Copa do Mundo. Vera Ribeiro incentivou que os jogadores se masturbassem antes das partidas.

Formada em psicologia e com mestrado em sexologia clínica, ela disse que o hábito pode aliviar o estresse e ajudar no desempenho dos atletas. "O jogador de futebol não deve se abster de ter relações sexuais antes dos jogos, mas também sabemos que, em termos de rotina, também não estão em contato com as famílias.

Se os jogadores vão aderir ou não, de qualquer forma estarão de volta a campo no próximo sábado (10), para o duelo das quartas de final contra a seleção de Marrocos.

Masturbação antes do jogo ajuda mesmo?

De acordo com Jairo Bouer, psiquiatra e especialista em sexualidade, a prática pode, sim, ser útil. Alguns estudos mostram que a relação sexual ou masturbação um pouco antes do exercício pode ajudar na liberação de testosterona e, consequentemente, melhorar o desempenho no esporte ou na prática de exercícios.

Ainda segundo o colunista de VivaBem, não há evidência de que a atividade sexual praticada antes do esporte possa prejudicar o desempenho da pessoa. Isso, na verdade, é uma lenda.

De acordo com especialistas, a duração do sexo ou da masturbação é curta e a frequência não é tão intensa, o que não influencia tanto no corpo, se pensarmos em resposta muscular.

"Talvez, o que a gente pode pensar é que fazer sexo imediatamente antes do esporte, principalmente se for intenso, pode cansar a pessoa. Seria bom que ela fizesse uma reposição das calorias, se alimentasse bem e esperasse um tempo para descansar antes de participar da atividade esportiva, principalmente se for profissional", explica o colunista.

Prática vai depender do atleta

Pensando na fisiologia, transar ou se masturbar não induz piora em atividade alguma, mas existem reações do organismo muito particulares. Entenda:

  • Alguns indivíduos, por exemplo, respondem com sono e preguiça ao sexo, pela queda hormonal gerada após o orgasmo. Nestes casos, uma prática sexual pouco antes de uma intensa atividade física pode não fazer sentido.
  • Mas, há quem fique feliz depois de transar, devido aos níveis de hormônios relacionados ao prazer, como endorfina. Essa pessoa vai se exercitar com mais gás, menos ansiedade e menos distrações, o que pode deixar a atividade física ainda mais produtiva.
  • Existem esportistas que aliviam suas tensões no sexo e conseguem competir ou se preparar com maior foco e sem nervosismo.
  • Como não há uma "regra clara", a dica é ter bom senso. Acha que ajuda? Faça. Sente que atrapalha? Não faça.
  • Tenha em mente que não há evidências que a privação de sexo melhora o foco no esporte. É só uma escolha.

* Com informações de reportagens publicadas em 21/12/2018, 26/04/2021 e 05/08/2021.