É saúde também! 'Por que é tabu? Faço cocô em qualquer lugar', diz atriz
No episódio de estreia da quinta temporada do Conexão VivaBem, o tema foi probióticos e saúde do intestino. Durante sua participação, a atriz Laila Garin afirma que seu intestino funciona bem no dia a dia, que não tem problemas como prisão de ventre e que faz cocô em qualquer lugar.
A atriz diz que conhece pessoas que não conseguem fazer o "número 2" quando estão fora, hospedados na casa de alguém, por exemplo. "Como valores da nossa sociedade, tão hipócritas, podem interferir na fisiologia física?", lamenta.
Ela acredita que isso ocorre porque ainda existe um tabu ao falar de cocô e que, desde a infância, a criança deveria ser ensinada a fazer daquela hora um momento divertido e tranquilo. Ela conta que foi criada em uma família não convencional, em que não tinha coisas do tipo "menininha senta com a perna fechada, menininha não peida" e afirma ser grata aos pais: "Quero fazer um agradecimento aos meus pais que me criaram livre para fazer cocô em qualquer lugar", brinca.
Microbioma x antibióticos
Laila diz que passou a cuidar mais do microbioma intestinal após fazer o uso recorrente de antibióticos para tratar algumas infecções e descobrir que estes medicamentos matavam as bactérias boas do organismo.
"Tive faringite, laringite, sinusite, otite e conjuntivite. Quando percebi, estava praticamente há seis meses, com algumas interrupções, tomando antibiótico", afirma.
De acordo com a médica gastroenterologista Patrícia Almeida, que também participou do programa, em alguns casos, o antibiótico é fundamental, mas em excesso pode ser prejudicial. "Quando começa a tomar um antibiótico atrás do outro, você vai despovoando a microbiota intestinal. As bactérias do bem também são acometidas pelo antibiótico, elas morrem."
A médica ressalta, no entanto, que alguns antibióticos podem ajudar diante de um desequilíbrio da microbiota intestinal, mas que na maioria das vezes eles causam total desequilíbrio.
Quando entendeu essa relação, a atriz decidiu seguir a medicina chinesa por indicação de uma amiga. "A partir daí, comecei a prestar atenção, a ler algumas coisas e a cuidar disso", conta ela que faz uso de probióticos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.