O que fazer para controlar crise de ansiedade, como a que Mel Maia teve?
A atriz Mel Maia, de 18 anos, teve uma crise de ansiedade nos bastidores da Globo, enquanto esperava para começar a gravação de 'Vai na Fé', próxima novela das 7 da qual fará parte do elenco. Em seu Instagram, na madrugada desta sexta-feira (16), ela dividiu a angústia do momento com os fãs.
Mesmo fazendo absolutamente tudo o que pode para conter a ansiedade, a jovem disse que às vezes ainda tem algumas crises. Nesses momentos, Maia conta que só quer chorar: "Quando eu tenho crise de ansiedade, eu preciso chorar muito para colocar tudo para fora."
Durante a gravação, porém, se ela deixasse o choro correr, seria preciso refazer toda a maquiagem, já que a atriz estava pronta para entrar em cena quando a crise ocorreu.
Maia não deu detalhes sobre como conseguiu se acalmar e voltar ao trabalho, mas contou ter sido uma "sensação muito louca", pois parecia que todos estavam olhando para ela enquanto a atriz chorava ou tentava segurar o choro.
É possível controlar uma crise de ansiedade?
A crise de ansiedade traz uma sensação de angústia e vulnerabilidade, com a presença de medo da perda de controle diante de um desafio que vai acontecer. Isso pode envolver desde a preparação para um evento, como aconteceu com Mel Maia, até acontecimentos considerados de baixa importância no dia a dia, como tarefas domésticas ou chegar no horário combinado a um compromisso.
Enquanto estão em crise, as pessoas têm medo de que acontecimentos ruins possam afetá-las e passam a sentir sintomas psicológicos e físicos —a própria Mel Maia relata ter sentido alguns dos sintomas comuns nesses casos, como tremores, suor frio e o próprio choro.
Nesses casos, existem algumas atitudes que ajudam a controlar as crises de ansiedade. Algumas dicas são:
1. Recorra a técnicas de controle respiratório: a respiração consciente, por exemplo, impacta o funcionamento do corpo inteiro. Para fazê-la, basta escolher um momento do seu dia e estabelecer uma pausa na qual o ato de inspirar e expirar acontecerá de forma controlada, com a atenção apenas na respiração.
2. Converse com alguém de sua rede de apoio: isso ajuda a identificar que é um momento de crise e que a sensação de morte é apenas negativa subjetiva (não está ocorrendo de fato).
3. Faça atividades com a finalidade de interromper o pensamento e desfocar da crise: escrever, ouvir música, ler, tomar um banho ou qualquer outra forma de expressão, inclusive a realização de práticas religiosas para quem possui crenças dessa ordem.
O cuidado a longo prazo também é muito importante para a pessoa que sofre com transtornos de ansiedade. Como a própria Mel Maia conta em seus relatos, a terapia ajuda muito, além de eventuais medicações ou outros tipos de ajuda psicológica.
A prática regular de atividades físicas aeróbicas, meditação e ioga também são boas dicas, assim como o contato com a natureza, animais de estimação, atividades manuais e de autocuidado. Tudo isso ajuda a pessoa ansiosa a ter uma melhor qualidade de vida e, portanto, menos episódios de crise.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.