Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gabi Martins reverte harmonização facial; o que saber antes de fazer?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

De VivaBem, em São Paulo*

17/12/2022 15h56

Gabi Martins disse nas redes sociais que já não tem mais nenhum resquício da harmonização facial que fez no começo de 2021. A cantora tomou a decisão em junho deste ano, mas precisou passar por alguns procedimentos para voltar ao seu rosto original.

A maioria das harmonizações faciais que envolvem preenchimentos é feita com ácido hialurônico e dura pelo menos um ano, podendo chegar a até dois. Mas se a pessoa não quiser esperar sair naturalmente, é preciso fazer a aplicação de outros produtos.

Gabi fez preenchimento nas olheiras, bochecha, queixo e boca. O botox na região dos olhos e nas maçãs do rosto saiu naturalmente, enquanto as outras duas partes precisaram passar pela reversão. "Vi que eu tinha exagerado e comecei a retirar", confessou ela durante o Encontro da última quarta (14).

Me arrependi e agora? O primeiro passo é procurar um especialista, de preferência o mesmo que realizou o procedimento e já conhece o prontuário. A técnica de reversão vai depender dos ativos usados. A hialuronidase é a enzima que dissolve o ácido hialurônico dos preenchimentos, funciona como um antídoto. No caso da toxina botulínica, já fica mais complexo. Há um tipo de laser que contribui para minimizar os efeitos da paralisação por meio de vasodilatação e consequente eliminação mais rápida da substância. Os bioestimuladores de colágeno e os fios de sustentação têm efeito de médio prazo e, em geral, não causam incômodos em razão da ação gradual.

A reversão é imediata? Dependerá da quantidade do preenchedor utilizado. A enzima hialuronidase pode ser fracionada em sessões, pois é um catalisador capaz de gerar certa reação inflamatória, com vermelhidão e calor local.

Há riscos na reversão? A retirada também precisa ser feita por um profissional e, sim, envolve riscos. Erros podem incorrer em obstrução arterial, necrose da região e até cegueira, além de rejeições e nódulos. É necessário um profundo conhecimento da anatomia do rosto para realizar um procedimento injetável.

Como escolher um bom profissional? No Brasil, estão autorizados a realizar a harmonização médicos (dermatologistas e cirurgiões plásticos), dentistas, farmacêuticos e profissionais da biomedicina. O assunto já se tornou batalha judicial, uma vez que associações médicas entraram na Justiça para reclamar exclusividade sobre a técnica.

Pesquise sobre a linha de atuação do profissional que está prestes a procurar. Se a ideia é fazer uma grande transformação, existem pessoas mais qualificadas do que outras para isso. Mas vale lembrar que médicos são veementemente proibidos de postarem fotos de antes e depois de seus pacientes nas redes sociais, então o ideal é não basear a pesquisa só nisso.

Não há milagre. Cuidado com padrões das redes sociais. Celebridades estão o tempo todo experimentando novos procedimentos, alguns deles com resultados que beiram o artificial. Elas acabam se tornando referência, como as irmãs Kardashian, que são algumas grandes influenciadoras quando o assunto é estética", exemplifica.

O vislumbre pela harmonização vem do medo de ser julgado. A harmonização facil deveria ser encarada com menos expectativas. Alguns pacientes chegam às clínicas acreditando que terão resultados milagrosos. É responsabilidade do profissional delimitar as reais possibilidades e reforçar que se trata de uma intervenção com prazo para acabar.

*Com informações de reportagens de 02/05/2021 e 16/10/2020.