Abdome saliente? Entenda como a má postura faz sua barriga ficar maior
Ombros para trás, peito para a frente, barriga para dentro. Na hora de tirar uma foto, é normal arrumarmos a postura para não exibirmos a gordura da região abdominal. E saiba que isso não é somente "ilusão de ótica" no momento de um retrato.
- A barriga pode ficar mais ou menos saliente conforme a postura que você mantém no dia a dia.
- Passar horas sentado com o tronco curvado ou estar sempre com ombros arqueados projeta os órgãos abdominais para a frente e para baixo, fazendo a barriga parecer maior.
- A postura "relaxada" reduz a ativação dos músculos abdominais, o que favorece a flacidez na região.
- Isso tudo deixa sua barriga maior não só instantaneamente, mas também em longo prazo.
A região para onde a coluna se curva fica com espaço reduzido. Isso faz com que a gordura dali, que muitas vezes nem é excessiva, se concentre em um espaço menor, aparentando ter maior volume e gerando os famoso pneuzinhos Laise Veloso, fisioterapeuta da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
A lordose lombar —quando a curvatura acima do bumbum é mais acentuada do que o normal— pode originar acúmulo de gordura nos flancos e na região abdominal, uma vez que há deslocamento do centro de gravidade e a barriga se posiciona mais para frente.
A má postura aumenta ainda a pressão em vasos sanguíneos e linfáticos, prejudicando o sistema circulatório do corpo. Segundo o angiologista César Amorim Pacheco Neves, presidente da Associação Bahiana de Medicina, isso pode desencadear outros problemas que deixam a barriga mais volumosa:
- Inchaço, devido ao acúmulo de líquidos
- Constipação (intestino preso)
Como evitar o problema
- Realize exercícios de força (musculação, funcional) que trabalham a região do core (abdome, lombar e quadril) e dorsal
- Faça pilates, ioga ou outras atividades que focam no fortalecimento do core
- Faça uma avaliação postural com um fisioterapeuta
IMPORTANTE Uma alimentação saudável é essencial para evitar (ou reduzir) o excesso de gordura corporal. Veja aqui cardápios que vão ajudar você a diminuir a barriga.
Fontes: Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, professor livre docente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e professor adjunto da Faculdade de Medicina do ABC; Felipe Takatsu, fisioterapeuta da Clínica Alira, em São Paulo; Alexandre Fogaça Cristante, professor livre docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina na USP (Universidade de São Paulo); Marcos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Coluna Regional Bahia; Jorge Eduardo de Schoucair Jambeiro, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna Regional Bahia e diretor da Associação Bahiana de Medicina; Laise Veloso fisioterapeuta da Unifesp; e César Amorim Pacheco Neves, angiologista, presidente da Associação Bahiana de Medicina e coordenador do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular da Fundação Bahiana de Cardiologia.
Instale o app de VivaBem em seu celular
Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem, com muitas dicas sobre saúde, alimentação e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor, além de poder ver a newsletter de VivaBem em seu celular!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.