Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Por rinite, ex-BBB João Luiz nunca teve bichos de pelúcia: 'Frustração'

Colaboração para VivaBem

21/12/2022 14h25

No terceiro episódio da quinta temporada do Conexão VivaBem, que teve como tema rinite, João Luiz Pedrosa, ex-BBB, diz que foi uma "grande frustração" nunca ter tido bichos de pelúcia na infância.

Com rinite alérgica desde pequeno, o professor conta que a maioria dos seus brinquedos era de madeira ou de EVA. "Tinha carrinhos de madeira, quebra-cabeça de EVA, nada era com pelo", relembra.

A imunologista Brianna Nicolletti, que também participou do programa, diz que, de fato, o ideal é que pessoas com rinite não tenham bichos de pelúcia, mas pondera que existem algumas estratégias. Uma delas é destruir as proteínas alergênicas do ácaro por meio do congelamento.

"A gente indica colocar [o bicho de pelúcia] em saco plástico, congelar por 24 horas, tirar e bater na máquina de lavar preferencialmente com água quente e depois deixar secar no sol", detalha.

Com histórico de rinite na família, João diz que os pais sempre tiveram o hábito de fazer o controle e a limpeza do ambiente, como trocar a roupa de cama duas vezes por semana.

De acordo com o ex-BBB, esse controle funcionou bem até os 15 anos, mas desandou aos 16 quando ele foi ter sua própria casa e decidiu fazer as coisas do seu jeito. "Coloquei cortina e tapete na casa inteira", comenta.

Ao sofrer os efeitos negativos disso, João percebeu que precisava se organizar e continuar fazendo o controle do ambiente para evitar as crises de rinite, algo que ele faz até hoje e que considera primordial.

A rotina inclui usar capas antialérgicas, fazer lavagem nasal diariamente, manter a casa limpa e organizada —incluindo a limpeza do ar-condicionado— e os cuidados com suas três calopsitas e duas chinchilas.

Segundo Pedrosa, o fato de viajar bastante também causa alguns efeitos: "Quarto de hotel é a 'acarolândia'. O travesseiro não tem fronha. Já cheguei a viajar com a minha fronha antialérgica". João também usa máscara quando viaja de avião por conta do ar-condicionado e do carpete.

Durante as crises de rinite, ele diz que sente coceira na garganta, nos ouvidos e nos olhos.