Atenção nas férias: veja as 3 alergias mais comuns no verão e seus sintomas
Férias de verão são o momento de relaxar e aproveitar o calor, mas é preciso ter atenção redobrada à saúde. Cuidados com a proteção solar e a procedência dos alimentos são o foco, mas a precaução contra alergias comuns nesse período também é necessária.
Sobretudo durante as viagens, três tipos de alergias são as mais comuns: a alimentar, à ferroada de insetos e as dermatites (inflamações na pele com causas diversas).
Veja abaixo o que causa cada uma e os sintomas:
Alergia alimentar
- Mesmo quem nunca teve problema com alimentos que sempre comeu pode desenvolver alergia alimentar.
- Os oito alimentos mais alergênicos são: amendoim, castanhas, frutos do mar, leite, ovo, peixes, soja e trigo.
- Principalmente quem escolhe passar as férias em destinos do litoral e prova peixes e frutos do mar deve ter cuidado.
Os principais sinais de alergia alimentar são: cutâneos (como vermelhidão e bolhas), gastrointestinais, respiratórios e cardiovasculares. O pior desfecho é a anafilaxia, o choque anafilático, quando há dificuldade para respirar.
Alergia às ferroadas de insetos
- Ao ocorrer o ataque de insetos (como abelhas, formigas e vespas), células humanas chamadas mastócitos produzem anticorpos para combater as toxinas.
- Ao encontrá-las, ambos se grudam e os mastócitos, rompidos no confronto, acabam liberando histamina, uma substância que aumenta a circulação sanguínea e desencadeia coceira, vermelhidão e inchaço. Se essa reação for local e pequena, menos mal.
- O problema é quando há uma hipersensibilidade no organismo inteiro a ponto de colocar a vida da pessoa em perigo.
Os principais sinais de alergia a insetos são: lesões que provocam coceira mesmo fora do local da ferroada, inchaço de pálpebras, lábios e orelha, falta de ar, tosse, queda da pressão, taquicardia, obstrução das vias aéreas, náuseas e suores intensos. Os sinais alertam para a anafilaxia.
Dermatites
- É preciso ter atenção a produtos, como protetor solar, hidratantes e maquiagens. E alerta especial às tatuagens de henna, comuns no verão.
- Há risco de determinados componentes dos produtos causarem dermatites de contato. Por isso, a recomendação é buscar opções dermatologicamente testadas e com selo da Anvisa.
- O armazenamento também merece cuidado: guarde os itens em espaços protegidos da luz e do calor. Também evite compartilhar os produtos com outras pessoas e lave as mãos ao se expor a substâncias que já causaram alergia antes.
Os principais sinais de dermatite são: sintomas cutâneos como vermelhidão, descamação, bolhas, coceira intensa e sensação de queimadura.
Fonte: Clóvis Galvão, alergista e imunologista, diretor da Clínica Croce (SP).
*Com informações de reportagem publicada em 08/11/19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.