Gosta de flertar? Psicólogos citam técnicas que mais funcionam entre jovens
Elogios, sorrisos, abraços, bom humor... O que será que funciona mais durante o flerte? Um estudo afirma ter encontrado as técnicas mais eficazes quando o assunto é paquerar.
Os resultados da pesquisa, realizada por psicólogos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, foram publicados no periódico Evolutionary Psychology em março deste ano.
Como o estudo foi feito
- Os voluntários eram estudantes universitários dos Estados Unidos e da Noruega, com idade de 18 a 30 anos (idade média de 23 anos).
- Os participantes receberam questionários para avaliar a eficácia de 40 tipos diferentes de flerte ao procurar um relacionamento de curto ou longo prazo.
- Os resultados foram divididos entre homens e mulheres, todos heterossexuais.
- Os pesquisadores também analisaram idade, religião, níveis de extroversão, disponibilidade e o quão atraentes eles se sentiam no "mercado" de namoro.
O que é mais eficaz depende do seu gênero e se o objetivo do flerte é um relacionamento de longo ou curto prazo. Leif Edward Ottesen Kennair, professor e autor do estudo
Quais foram os resultados
Para as mulheres que procuram relacionamentos de curto prazo —um caso de uma noite, por exemplo— a técnica mais eficaz não foi surpreendente:
- O que mais deu resultado foi estar sexualmente disponível.
- O contato amigável, como um abraço ou um beijo na bochecha, não é suficiente nessas situações.
- Portanto, as mulheres que desejam uma aventura rápida usam dicas que destacam a disponibilidade sexual, como contato corporal, aproximar-se e, depois, transar.
Já os homens que procuram encontros rápidos e casuais não confiam apenas em uma estratégia.
- Além dos toques físicos e sexuais, os homens destacam as estratégias de sorrir, mostrar interesse nas conversas e fazer elogios para as mulheres.
- Os pesquisadores descobriram que, para homens que buscam relacionamentos de longo prazo, sinais de generosidade e disposição para se comprometer funcionam melhor com as parceiras.
Importância do estudo
Como conclusão, os pesquisadores chegaram aos seguintes pontos:
- Táticas de flerte que sinalizam disponibilidade sexual são consideradas mais eficazes para mulheres em contextos de curto prazo.
- Já as estratégias que mostram generosidade e comprometimento são consideradas mais eficazes quando empregadas por homens e em contextos de longo prazo.
- Para as mulheres, segundo os pesquisadores, é muito importante que você demonstre ao seu parceiro em potencial que ele é engraçado.
- O flerte, de acordo com os cientistas, é algo "universal", já que as ações de flerte mais eficazes são as mesmas para os participantes noruegueses e norte-americanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.