Será que preciso contar todos os segredos para o terapeuta? Tire dúvidas
Quantas vezes preciso fazer terapia e como saber se ela está funcionando? No quarto episódio da quinta temporada do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebe Ronaldo Coelho, psicólogo e psicanalista, que tira dúvidas sobre o assunto.
A pessoa tem que contar todos os seus segredos para o terapeuta?
Só os que quiser e no seu tempo.
Como saber se a terapia está funcionando?
De acordo com Ronaldo, a gente sabe que a terapia está funcionando, "quando a gente sente que ela está funcionando".
- Um estudo de pesquisadores do Rio Grande do Sul fez uma revisão de literatura de vários trabalhos sobre a eficácia, efetividade e processos para tentar descobrir qual a melhor terapia e qual funcionava mais para determinado objetivo.
- Os estudiosos concluíram que não há diferença entre as diferentes terapias, mas, sim, o que o terapeuta faz para a terapia funcionar com o paciente.
- Eles listaram alguns fatores: aliança terapêutica, isto é, o vínculo entre os dois; a estrutura da situação terapêutica, ou seja, o quanto o que está sendo feito está bem estruturado; a função do terapeuta; a forma de interação entre os envolvidos nas sessões; a forma em que se organizam e se transmitem os conteúdos terapêuticos e a capacidade do paciente em se ajudar.
Quantas vezes por semana é indicado fazer terapia?
- No início, até como uma forma de se estabelecer o vínculo entre paciente e analista, o mínimo indicado é uma vez por semana.
- A depender do nível de angústia, uma vez por semana é pouco.
É possível um terapeuta ajudar um paciente que não consegue se ajudar?
É neste momento que entra o terapeuta e o campo de investigação analítico para entender por que o paciente não consegue se ajudar.
Quando a terapia é necessária e a pessoa "não tem como fugir"?
Em casos de adoecimento grave em que a pessoa já perdeu muitas funções, a capacidade de viver, fica em casa, não consegue trabalhar.
É muito difícil ela sair dessa situação sem um processo psicoterápico, às vezes até com ajuda medicamentosa também. Há casos em que só a medicação não funciona.
Psicólogo pode atender conhecidos?
- Pode, mas só se o analista desempenhar o papel único de ser terapeuta do conhecido.
- Se o psicólogo for muito amigo da pessoa, a terapia não vai dar certo.
Precisa ser um espaço em que você não compartilha [com o analista] outras relações no sentido de dividir espaços e de dividir relacionamentos com outras pessoas.
Terapia de grupo funciona?
Funciona quando o grupo tem uma tarefa comum, como no caso dos Alcoólicos Anônimos. "Todos ali estão para discutir sobre uma dor que os une. Cada um vai trazer a sua singularidade e experiência", exemplifica Ronaldo.
Segundo o psicanalista, quando a pauta é o que a pessoa deseja falar, como ocorre na terapia individual, e o grupo não tem uma tarefa comum, não funciona cooperativamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.