Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como pancada no peito, que atingiu jogador, pode causar parada cardíaca

Demar Hamlin, do Bufallo Bills, caiu desacordado em partida contra o Bengals - Reprodução
Demar Hamlin, do Bufallo Bills, caiu desacordado em partida contra o Bengals Imagem: Reprodução

Do VivaBem*, em São Paulo

03/01/2023 09h26

O jogador de futebol americano Damar Hamlin, do Buffalo Bills, sofreu uma parada cardíaca durante partida contra o Cincinnati Bengals, na noite de ontem (2).

Após um choque com o adversário, para parar uma jogada de ataque do oponente, Damar caiu, levantou-se e caiu novamente sozinho. Ele foi atingido na parte superior do tórax, região do corpo considerada "nobre", pois abriga o coração.

"Seu batimento cardíaco foi restabelecido ainda no gramado e ele foi transferido para o Centro Médico UC para análises profundas e outros testes. Ele está sedado no momento e em condição crítica", informou o Bills na madrugada desta terça-feira (3), em postagem feita nas redes sociais.

Como pancada no tórax pode afetar o coração

  • Impactos diretos e com alta intensidade no tórax são capazes de causar danos graves ao coração;
  • Esse risco é maior em pessoas que têm problemas cardíacos, mas pode acontecer com qualquer um;
  • As consequências de um golpe na região vão desde uma arritmia até o rompimento de uma artéria ou infarto e parada cardíaca.

Um golpe no tórax nunca é algo para ser subestimado. Edmo Atique Gabriel, cardiologista e colunista de VivaBem

  • Um grande impacto no tórax também pode desencadear um fenômeno conhecido como Commotio Cordis. O nome se refere à morte súbita quando o evento é causado por arritmia cardíaca provocada por um impacto no lado esquerdo do tórax, sem haver fratura de costelas e sem ferir diretamente o coração.

Por que isso acontece?

"Quando uma pessoa recebe um golpe de alta intensidade no tórax, é a mesma coisa de quando você sofre um acidente de carro e o tórax fica prensado no volante, ou quando está na moto, tromba com uma árvore e bate o tórax, por exemplo", exemplifica o cardiologista.

  • Em todos esses casos, existe uma energia mecânica e uma carga energética muito grande sobre o tórax, e isso é transferido para o coração.
  • Quanto menor for a distância entre a pessoa que recebe o golpe e o indivíduo ou objeto/animal causador do impacto, maior será a transferência de energia e, consequentemente, mais graves poderão ser os danos.

Como diminuir risco de impactos no tórax

No caso dos jogadores profissionais de futebol americano, impactos assim são comuns, por isso vestes que ofereçam proteção à região do tórax são essenciais.

Também é considerado importante identificar fatores que aumentam a predisposição à parada cardíaca, como hipertensão arterial, altos níveis de colesterol ruim, diabetes, tabagismo ou histórico familiar de doenças cardíacas. O acompanhamento médico periódico é fundamental para o controle dos fatores de risco.

*Com informações de reportagem publicada em 14/09/2022.