Entenda doença que fez ator de 'Todo Mundo Odeia o Chris' pesar 47 quilos
O ator Tyler James Williams, bastante conhecido no Brasil pelo seu papel em "Todo Mundo Odeia o Chris", contou que pesou 47 quilos e precisou tirar 15 centímetros do intestino grosso devido à doença de Crohn, condição autoimune que causa inflamação em diversas partes do sistema digestivo.
Williams exibiu uma foto que fez para a revista Men's Health com o abdome definido e contou que por muito tempo acreditou que não conseguiria ganhar massa, sem saber ter a doença. Em 2019, ele compartilhou nas redes sociais que ficou cinco dias sem comer após uma crise.
Este é para os pacientes de Crohn, aqueles que não conseguem ganhar corpo, as crianças magras e aqueles que prosperam enquanto lutam contra doenças invisíveis. Que todos nós continuemos aprendendo a ouvir nossos corpos e tratá-los melhor. Tyler James Williams à revista Men's Health
O que aconteceu com o ator?
- Em 2017, mesmo treinando muito, Tyler James Williams não conseguia passar dos 60 quilos.
- O ator começou a ter dor de estômago muito forte e não conseguia engolir.
- Ao buscar ajuda, ele descobriu uma obstrução no intestino e passou por uma cirurgia de emergência, em que retirou 15 centímetros do intestino grosso.
- O ator chegou aos 47 quilos devido à alimentação intravenosa e usou uma bolsa de ostomia (que remove os resíduos produzidos pelo sistema digestivo e fica acoplada na parte inferior do abdome com uma placa adesiva).
- Tylen, irmão do ator, também descobriu ter doença de Crohn. Eles passaram por mudanças de hábitos para evitar gatilhos da doença, como o estresse.
- Mudanças na alimentação foram necessárias: os dois deixaram de beber café, comer carne vermelha, entre outros alimentos. Shakes e suco verde integram o cardápio diário, junto com proteína magra e legumes cozidos no vapor no almoço e no jantar.
O que é a doença de Crohn?
- É uma doença inflamatória gastrointestinal que acomete desde a boca até o ânus.
- A condição afeta predominantemente o intestino delgado e intestino grosso.
Quais as causas?
- Suas causas ainda são desconhecidas, mas os médicos suspeitam que o sistema imune "ataca" as células intestinais e isso provoca a inflamação.
- Geralmente, pacientes apresentam predisposição genética e sofrem pelos efeitos ambientais, como aumento do consumo de alimentos industrializadas ou quimicamente modificados.
A doença de Crohn tem cura?
- Não. Ainda é considerada sem cura, mas o acompanhamento médico permite a melhora da qualidade de vida do paciente.
Quais os sintomas?
- Os sinais mais comuns são: dores abdominais, diarreia, diminuição do apetite e sangue nas fezes.
O que a pessoa pode comer?
- Na fase aguda da doença, o paciente deve evitar comidas fermentadas e com excesso de fibras, que soltam ainda mais o intestino.
- Quando os sintomas da doença "estacionam", o paciente pode voltar a comer quase tudo, mas sem exageros e sob supervisão médica.
- Vale ressaltar que a restrição de diversos alimentos pode levar a um grau de desnutrição. Por isso, é importante um acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo durante o tratamento. O ideal é uma supervisão intensa para evitar que o paciente tenha complicações.
- Se a doença não for tratada corretamente, pode haver deficiência de ferro, falta de vitamina B12 e até osteoporose.
Pode evoluir para câncer?
- Sim. Existe um aumento do risco de câncer em quem tem Crohn. Se a doença permanece no intestino grosso, o ideal é fazer exames periódicos durante um período oito a 10 anos.
*Com informações de reportagem publicada em 25/07/18 e 26/05/22.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.