Quanto tempo dura a transmissão da covid-19 atualmente?
O Brasil vive um cenário de aumento de casos e pessoas com sintomas da covid-19. Com a alta da doença, uma dúvida que surge é quanto tempo o vírus fica no corpo e quanto dura a transmissão da covid-19?
Segundo o infectologista Alexandre Vargas Schwarzbold, professor de infectologia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e membro consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia),.o tempo de permanência do Sars-CoV 2 na via respiratória para a ômicron é de:
- Em média, nove dias de duração,
- Dependendo da carga viral pode durar menos tempo no organismo de uma pessoa, de cinco a sete dias, ou mais, chegando a 14 dias.
- Em pacientes com alguma imunodepressão, a duração e excreção viral pode durar ainda mais, chegando a duas semanas ou um mês
Para a ômicron, o consenso sobre a transmissão é que ela ocorra entre dois dias pré e dois dias pós surgimento de sintomas, de acordo com Ana Luíza Gibertoni Cruz, médica infectologista da UK Health Security Agency e pesquisadora no Departamento de Saúde Populacional da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
"No entanto, é importante transmitir a incerteza que existem nestas estimativas, principalmente porque os dados são originados de uma população heterogênea para status vacinal e de doença, e não de uma população homogeneamente sem imunidade", comenta Cruz.
Atualmente, o isolamento recomendado para pacientes com covid-19 varia de cinco a 10 dias no Brasil, a depender dos sintomas e testes feitos pelo paciente.
Imunidade, carga viral e vacinação influenciam
O tempo que o vírus permanece no corpo pode variar dependendo de alguns fatores, como:
- estado de saúde prévio da pessoa,
- quantidade de vírus com que ela se contaminou
- status vacinal (vacinados têm duração menor do vírus no corpo do que não vacinados)
"Um dos principais fatores que definem o tempo de permanência do vírus no corpo é a imunidade da pessoa. E quanto maior a idade, menor a competência do sistema imune", diz Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Qual o melhor teste para saber se alguém infectado está transmitindo o vírus?
A eliminação do vírus do corpo de uma pessoa se dá quase simultaneamente com a melhora dos sintomas respiratórios e sistêmicos.
Uma forma objetiva de saber se o indivíduo infectado não transmite mais o vírus é por meio do teste rápido de antígeno, pois ele consegue detectar a replicação viral (vírus ainda em atividade) e indicar se a quantidade viral presente é suficiente para possibilitar a transmissão de pessoa a pessoa.
O teste do RT-PCR é bom e recomendado para fins de diagnóstico, mas não para saber se a pessoa infectada ainda pode transmitir, porque ele é extremamente sensível e consegue detectar qualquer estrutura do vírus, independentemente de estar ou não viável.
Ou seja, uma pessoa que teve covid-19 pode apresentar PCR positivo por semanas, mas isto não quer dizer que ela continua doente ou que possa transmitir a doença. Um teste positivo pode ser erroneamente interpretado e colocar um indivíduo sob isolamento prolongado de forma desnecessária.
Texto originalmente publicado em 09/06/2022
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.